Loading...
AnimeArtigos

Persona: Trinity Soul

Exibido no Japão em 2008, Persona: Trinity Soul é um anime baseado na famosa franquia de RPG “Persona” que já vai no seu quarto titulo. É uma série de culto no seu país natal, mas também já conta com uma legião de fãs no ocidente, por ser um produto no segmento dos jogos que rompeu com alguns clichés do género e pelo tipo argumento fazer muitas referências aos fenómenos ocultistas e simbólicos que atrai sempre novos seguidores.

A história passa-se num mundo diferente daquele dos jogos, sendo um “futuro possivel”, exactamente 10 anos depois dos acontecimentos em Persona 3. Na cidade de Ayanagi, Japão, perto do mar sucedem-se bizarros casos de homicídios, desaparecimentos e o surgimento de uma misteriosa doença em alguns habitantes, chamado Sindrome de Apatia. Enquanto chefe da policia local, Ryou Kanzato tenta descobrir a verdade por detrás destes acontecimentos, quando à cidade regressam os seus dois irmãos mais novos Shin e Jun, ainda estudantes no secundário, para viver temporariamente com ele. Os três irmãos partilham ao que parece um passado traumático envolvendo a irmã gémea de Jun, falecida também há 10 anos atrás num acidente e este mistério vai sendo aos poucos revelado, há medida que a relação entre os irmão que estavam afastados há anos se vai desenvolvendo.

Entretanto, enquanto se adaptam à cidade e à nova escola, Shin e Jun descobrem de forma mais ou menos acidental que controlam um poder sobrenatural chamado “persona”, uma entidade que representa aspectos da personalidade de cada um e que quando se manifesta lhes permite combater inimigos ou como no caso de Jun por exemplo, curar ferimentos ou usar uma espécie de clarividência. Estes novos dons acabam por os envolver numa série de eventos que os colocam igualmente a investigar todos estes mistérios. Mas na cidade, outras pessoas parecem possuir o mesmo estranho poder e nem todas são aliadas.

Um grupo desconhecido parece estar igualmente a extrair à força a “persona” de diversos habitantes de Ayanagi, para alguma finalidade desconhecida. Uma estranha mulher vestida de vermelho surge sempre, onde ocorrem homicidios ou desaparecimentos de pessoas e desaparece como um fantasma deixando apenas para trás umas misteriosas plumas brancas.

No liceu da cidade, há uma moda entre os estudantes chamada de “extracção da sombra” e que parece consistir em estimular a manifestação forçada da “persona” para causar uma espécie de euforia, semelhante ao efeito de drogas. Como todas estas peças, aparentemente desconexas do puzzle acabam por se juntar, é o que a história revelando, flutuando entre o género policial, o sobrenatural, o drama familiar, o mistério, a acção e momentos de comédia para aligeirar alguns dos temas mais pesados com que a série lida.

Os fãs do jogo vão deliciar-se com os pontos em comum, a informação adicional sobre este universo e o retorno de alguns personagens do jogo Persona 3, Akihiko Sanada, assim como do sempre misterioso Igor. No entanto aqueles que desconheciam totalmente este universo vão igualmente apreciar esta história e ficar com vontade de conhecer mais a fundo o mundo de “Persona”.

Produzido pela Aniplex e animado pela A-1 Pictures, a série foi transmitida inicialmente em três canais de televisão japoneses: MBS, Tokyo MX e Animax e depois passou noutros canais durante o ano de 2008. A realização é da responsabilidade de Jun Matsumoto (que tem o seu nome ligado a séries como Digimon e aos filmes de Dragon Ball Z) e o design de personagens tem a mão de Yuriko Ishii (Another, Darker than Black).

A banda sonora é agradável e com alguns nomes sonantes da música jpop, como por exemplo os FLOW ou Nana Kitade que dão voz a “WORD OF THE VOICE” e “SUICIDES LOVE STORY” que são respectivamente os temas de abertura e encerramento.

Persona -Trinity Soul reserva-nos muitas horas de entretenimento e emoção, com uma ambientação apropriada, uma banda sonora cuidada, uma animação de luxo e uma história envolvente e cativante. A não perder em especial para os fãs do jogo!

Escrito por: Marco Jacinto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.