Loading...
AnimeArtigos

Sayounara Zetsubou Sensei

De vez em quando aparece um anime especial. Um anime que parece ter sido feito para nós. Um anime que tem tudo o que nós gostamos. Sayounara Zetsubou Sentei (ou como eu gosto de chamar, SZS) é o anime.

Zetsubou Sensei é um simples homem que vive em desespero. Um professor com muitos alunos. Que o levam ao desespero e, consequentemente, ao suicídio por enforcamento. Cada um dos seus alunos tem características muito sui generis. O que é que isto dá? Um suceder de acontecimentos sem nexo, num universo surreal sem limites. Uma coisa completamente louca. A cada um o que merece! =D

A arte e animação são deliciosas. Variando sem fronteiras entre várias técnicas e estilos, executadas perfeitamente, utiliza de uma enorme variedade de cores, “combos”, choques e padrões. A maneira como é feita a exposição dos discursos tornam-nos mais bizarros e quase opressivos, oferecendo assim mais motivos para nos matar-nos a rir.

História não há, personagens são apenas a definição de alguns estereótipos, mas tudo funciona na perfeição. As razões para o desespero são tiradas de um sonho sádico e o desenvolvimento, os exemplos, são todos muito imaginativos e muito reais até para o nosso mundo.

Existem alguns momentos que são tão estranhos que deixam de ser estranhos para passarem a ser geniais. Dou os exemplos dos episódios 7 das duas temporadas e da Reverie de Shummann com letra. A cada episódio não uma, muitas coisas novas. Isto é uma equipa de produção que vai toda drogada para o estúdio e faz simplesmente o que lhe apetece sem nenhum limite, sem nenhuma fronteira que não seja estarem a divertir-se.

Música muito diversificada e muito divertida, sempre apropriada ao momento excepto nas vezes que torna o momento ainda mais psicadélico.

Houve momentos em que eu só quis partilhar isto com o mundo, mas não há cenas bem partidas no “Tubo”. Houve momentos em que me matei. Pode ser difícil de acompanhar porque o ritmo é muito acelerado e porque tem muitas referências à cultura pop Japonesa (até o Gackt aparece. E o Reinhard) Mas recomendo imenso.

Com apenas 13 episódios, SZS foi produzida pelos famosos estúdios Shaft sob o comando do experiente realizador Akiyuki Shinbo (Arakawa Under the Bridge e Negima!). A série foi transmitida durante o primeiro trimestre de 2007.

Por todos estes motivos que enumerei na minha review a SZS, é um anime que merece ser recomendado e tenho a certeza que o vou rever em breve.

Escrito por: Carol Louve

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.