Loading...
AnimeArtigos

Shirobako

De certeza que já se interrogaram de como são feitos os animes e toda a produção do primeiro ao último minuto. Mas nós temos a resposta…

Shirobako é um anime sobre como fazer anime. A série segue as vidas de um grupo de cinco amigas, Aoi Miyamori, Ema Yasuhara, Shizuka Sakaki, Misa Tōdō, e Midori Imai, que vão para a indústria do anime após as suas experiências no clube animação de sua escola. Cada uma delas está ligada a uma fase diferente da produção de uma série e o anime relata-nos todo o processo de criação de uma forma simples, directa e, por vezes, divertida de como evolui toda esta aventura de fazer desenhos animados.

1

O anime foca-se na criação de duas séries diferentes, uma primeira e segunda parte, com todos os problemas e complicações que, porventura, serão comuns na produção deste tipo de coisa. É interessante o processo de aprendizagem dos personagens, que começam como novatos e vão ganhando experiência, pois podemos extrapolá-la para o nosso próprio conhecimento: tome-se o espectador como uma tábula rasa, que cresce juntamente com a série.

É-nos dada muita informação e torna-se numa experiência interessante: será que na produção de Shirobako aconteceram todos estes problemas, tal e qual os relatados? Quanto dos autores, do estúdio de produção, quanto das suas emoções e sentimentos, poderá estar implícito na série?

Os personagens não têm muita complexidade. Cada um deles representa uma fase de produção e os seus problemas pessoais são também os problemas dessa fase criativa. Quando evoluem, o anime evolui com eles. No entanto, não os podemos distinguir como “pessoas”, isto é, não têm em si o drama humano necessário para que sejam únicos, para que se separem da sua função na série. Para mais, a maioria dos seus problemas está relacionado com a gestão do tempo, o que – embora realista de certa forma – acaba por ser ligeiramente repetitivo.

2

A arte tem o seu interesse por mostrar as diversas fases, do “storyboard” à arte final. No entanto, as imagens mais simples poderiam ter um tipo de produção diferente, pois o retoque digital está muito presente e torna estes elementos pouco realistas. Existem alguns momentos de Computação Gráfica (vulgo CG) onde é evidente que poderiam ter sido evitados se tivessem organizado um planeamento diferente.

Nesta série temos direito a dois temas de abertura e dois de encerramento, assim a série abre com o tema “COLORFUL BOX” por Yoko Ishida durante os primeiros 13 episódios e depois a outra metade ficou para “Treasure Box” (宝箱-TREASURE BOX-) interpretada por Masami Okui, quanto ás músicas de encerramento a primeira parte é da responsabilidade do trio composto por Juri Kimura, Haruka Yoshimura, & Haruka Chisuga que cantam “Animetic Love Letter” e na segunda metade é o projecto Donut◎Quintet que dão voz ao tema “Platinum Jet” (プラチナジェット).

Musicalmente, temos uma banda sonora bastante aceitável com músicas divertidas e apropriadas ao género de coisa a que vamos assistir, com sonoros no parênquima que trazem grande energia aos momentos. Fique a nota, também, para os actores de voz, que muitas vezes interpretaram outros membros da sua profissão. Deverá ser uma experiência estranha para eles, mas o resultado está bastante bom.

3

A série estreou nas televisões japonesas em 2004 e foi produzida pelos estúdios P.A. Works Corporation (abreviatura de Progressive Animation Works) sob o comando do realizador Tsutomu Mizushima (Crayon Shin-chan, xxxHOLIC).

Shirobako é uma série curiosa para os fãs de anime ou para que gosta de ver bastante animação, isto porque se este for um dos primeiros animes que vêem talvez possam ficar com um pé atrás para ver outras séries.

Escrito por: Carol Louve

One comment
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.