Loading...
AnimeArtigos

Somedays Dreamers

Mahou Tsukai ni Taisetsu na Koto, ou em inglês – numa tradução assaz livre – Someday’s Dreamer, é uma série dramática sobre o que realmente significa ser mágico. É a história de Yume Kikuchi, 17 anos, que usa as férias de verão para treinar a sua magia. Embora não seja preciso o tempo em que isto se passa, o espaço é similar à Tokyo actual, apenas com a diferença de que os mágicos existem e fazem parte do quotidiano, havendo até departamentos de magia, burocracias com ela relacionada e até protocolos com as autoridades para o uso dessa mesma magia.

A história começa com a chegada de Yume a Tokyo, sítio cheio de gente que lhe impoe algum medo visto ela nunca lá ter estado. Ela encontra – após uns sobressaltos envolvendo a sua chegada à escola de magia – o seu professor e a partir daí começa o seu treino, que no fundo acaba por ser, como já disse, uma maneira de ela e de toda a gente que a rodeia perceber o valor da magia, o que é usá-la e que efeito tem ela nas pessoas – sendo elas magas ou não. Só por si, esta história já é algo interessante, embora desiluda um pouco no seu desenrolar, mas sobretudo por causa do pouco desenvolvimento da premissa inicial e também dos cursos que toma. Reformulando: os acontecimentos são totalmente previsíveis, alguns são mesmo forçados e outros ainda pouco explorados. Não é que fiquemos cheios de dúvidas depois de ver a série, ficamos antes com uma sensação ligeira de vazio, que , embora compensada por aspectos que mencionarei em breve, é algo frustrante. Eu, pelo menos estava à espera de algo mais surpreendente…mas talvez tenha sido melhor assim. Ao contrário de outros dramas que tenho visto recentemente, este deixou-me a flutuar. É uma história mágica sobre magia, perdoem a redundancia.

O ponto mais fraco do anime são as personagens. Ou melhor…as personagens são boas, acabamos por gostar delas todas, e todas têm uma história para contar. Só que o problema reside nessa história…são coisas demasiado previsíveis e mesmo as histórias mais interessantes ficaram pouco desenvolvidas. Senti que a série precisava de mais 4 episódios (tem 12) para temos uma ideia mais satisfatória das personagens.

A animação é boa. Tem algo que absolutamente adoro em animes…é – como confirmarão pelas imagens aqui ao lado – suave, delicada, não há exageros nem traços demasiado marcados. Apenas um conjunto de desenhos que não são nada abrasivos , condizendo com o tom da série. Não há muitos “stills”, pelo menos que eu tenha reparado e as cenas de magia, como em qualquer anime sobre ela, são dinâmicas e , não há que escapar a dizê-lo, bem feitas. A única coisa na parte visual que falha ligeiramente é um pouco mais de criatividade nos “character designs” (modo como as personagens foram concebidas) porque parecem todos demasiado banais, ainda que bem executados.

O génerico inicial é delicado na sua forma, com música que não sendo nada de especial, acaba por se encaixar bem nas imagens, pelo seu tom ligeiramente melancólico; já o final não é nada que chame à atenção. Quanto ao som e às vozes, diria que são adequados. Pianinho doce quando há cenas mais sérias, música de salsa (creio) nas cenas do clube – sim, porque a escola de música é um clube de salsa à noite – , violinos nas cenas ainda mais sérias. Chamo é à atenção para a voz de Yume, que é bem agradável…o resto é bastante normal.

Concluindo, e porque eu sei que eu me atrapalho bastante a escrever, diria que Someday’s Dreamer é uma série simpática, boa para quem quer ver algo não muito dramático – e aliás, eu até poderia atrever-me a classificá-la como séria em vez de dramática, já que o “drama” não é tão trágico como noutros animes que tenho visto, mas isso é um preciosismo. Portanto, se querem ver uma série directamente vida do caixote das “magical girls”, com uma animação bem executada e com uma história minimamente interessante, isto é para vocês. Um anime simpático, é o que me lembro de dizer.

Autor:Mafalda Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.