Duas coisas: a primeira é que só recentemente é que comecei a acompanhar as temporadas em tempo real, mas agora que comecei… Bem, assim será. Até é fácil de acompanhar e ver muitos animes, porque só sai um episódio por semana. Bem, este foi o primeiro que acabei de ver do Outono de 2012.
A segunda é que cada vez mais torna-se estranho e esquisito para mim ver shoujo. Não sei o porquê. Acho que antes via shoujo para pensar como seria bom que estas coisas acontecessem na minha vida, mas agora vejo shoujo e penso “as coisas não são nada assim e tá-se bem”. Mas neste momento não sei bem. Tá-se bem.
Mas avancemos… Sukitte ii na yo (好きっていいなよ) e que significa na língua de Camões “Diz que gostas de mim”, é um anime shoujo como muitos outros. A personagem principal de 16 anos é uma inadaptada sem amigos que é confrontada por um gajo que gosta dela. Gajo esse o mais giro da escola, não podia haver melhor. Apesar da premissa ser vulgar, este anime entrega algo mais.
Os personagens são simples mas são bastante fortes. Mei tem uma personalidade muito realista, a rapariga normal com falta de confiança, e tem decisões cheias de maturidade. Todos os outros são palpáveis e valem as suas pequenas aventuras valer a pena.
Acho interessante como todas as personagens deste anime têm um certo elemento que não lhes trás confiança, seja peso, sejam mamas, todos eles relacionados de certa forma com o aspecto que se tem. Assim, penso que este anime caracteriza de alguma forma a adolescência no Japão, com problemas actuais e fáceis de identificar.
A arte é suave e bonita, com algumas paisagens agradáveis mas sem grandes exageros. O design de personagens funciona muito bem neste ambiente. Certa insistência em gatos (continua além da minha compreensão), mas nada que não se aguente.
Mas o que realmente gostei mais neste anime foi a banda sonora. O tema de abertura da série ficou a cargo da já cantora j-pop Okazaki Ritsuko que faleceu em 2004 e a música de encerramento é de Watanabe Kenji (a.k.a. SUNEOHAIR). “I Love You”, a música de inicio é uma coisa lindíssima, ouvi-a todos os episódios e já a tenho no leitor de MP3.
Tudo o resto conjuga perfeitamente com a arte, trazendo um resultado aveludado que torna todas as situações mais… Fofas. Fofo é o termo deste anime.
A série de 13 episódios foi transmitida no Japão no ano passado entre Outubro e Dezembro (2012), sob a direcção de Takuya Satou, responsável pelo filme de Armitage III: Poly-Matrix e a série NieA_7, e produzida pelos estúdios ZEXCS (Mushi-Shi e D.C.: Da Capo).
Pela primeira vez decidi acompanhar as temporadas na altura delas, e este foi um do meu top3. Não que esteja a acompanhar muita coisa, salvo seja. Mas em nota final, digo que Sukitte ii na yo é um anime só para aqueles que gostam de coisas fofas, coisas lindas e tudo mais…
Escrito por: Carol Louve