Há quanto tempo é que eu não gostava realmente de uma série de anime? Há quanto tempo é que eu não adorava? Ora bem, acabou a lei seca! Tiger & Bunny foi a solução. Uma série que me fez rir, que me fez chorar, que me fez realmente torcer pelos personagens a ponto de falar com o meu ecrã.
É o verdadeiro “shounen”, com todos os elementos que constituem o género. Começamos com um método de criminoso do dia que nos dá a conhecer os personagens e passamos para inimigos cada vez mais difíceis e fortes. E vencemos, porque estamos num “shounen”, mas não sem algumas reviravoltas pelo meio! A história, partida em partes como o fiz agora, não tem muito que se lhe diga. Mas é o ambiente que verdadeiramente distingue esta série dos seus conterrâneos. Passa-se numa cidade futurista que, ainda assim, tem muitos elementos do presente. E nesta cidade há heróis. Mas não são heróis como os que conhecemos. São estrelas de um programa de televisão, que se dedica mais à publicidade do que a outra coisa. Por isso sim, temos anúncios. Por todo o lado. Mas estão inseridos com bom gosto e quase que diria que foi um golpe publicitário de génio pela parte da produção.
A arte é uma explosão de cor. Pela primeira vez vi a conjunção perfeita entre CG e 2D, de tal forma que se fundem num efeito maravilhoso de texturas e de cores. Não só o design dos heróis, mas também toda a arquitectura da cidade, tudo foi feito com extremo cuidado e o resultado não podia ser melhor.
Personagens, esses, não vivem só do seu design. O design faz parelha com os seus poderes, mas o que é bom nesta série é o que está para além dos poderes. Temos um leque de personagens muito variado, cada um com uma personalidade bem definida, dúvidas que lhes dão mais profundidade e uma certa evolução. Esta é mais presente no duo dinâmico “Tiger andu Barnaby” (ou Bunny, para os amigos). Ambos estão muito bem caracterizados, mas o que é interessante é a evolução da sua relação. Apesar de funcionarem bem um sem o outro, acho que é o par que realmente leva esta série ao topo.
Infelizmente, não temos uma grande banda sonora para acompanhar as grandes cenas de animação. Não é fraquinha, mas também não se distingue dentro do género. Para quem gosta de música japonesa fica a curiosidade que os temas de abertura são interpretados por UNISON SQUARE GARDEN (eps. 1-13) e NOVELS (eps. 14-25) e os de encerramento Aobozu (eps. 1-13) e Tamaki (eps. 14-25).
Keiichi Satou (Karas, Saint Seiya The Movie) é quem dirige esta série de 25 episódios transmitidos na televisão japonesa em 2011 e produzido pelos estúdios Sunrine. O design de personagens ficou a cargo de Masakazu Katsura, autor de grandes clássicos da banda desenhada japonesa como são os casos de DNA², I”s, Videogirl Ai, entre outros.
Tiger & Bunny é uma excelente série para assistirmos enquanto esperamos pelos novos episódios das novas temporadas. Recomendado!!!
Escrito por: Carol Louve