Loading...
AnimeArtigos

Toaru Hikuushi e no Koiuta

Não sei porque comecei a ver este anime. Talvez tenha sentido que ver aviões seria uma coisa boa. Mas nem por isso. Aliás, acabei de ver ontem, mas vejam a vontade que eu tinha de escrever que até estou aqui nas minhas interdições a fazê-lo só para não me esquecer… Hahaha

1

No fundo, este anime tem uma história muito simples. Poderia mesmo dizer “básica”. Não passa de uma história de amor, pontuada por vingança e oposta por um ódio inerente vindo do passado. Mas eles não querem que esta seja a história principal. O desejo é que isto seja um meta-assunto e que o foco sejam os aviões e a guerra. Mas isso é impossível: primeiro porque a guerra se passa num contexto escolar, com crianças. Depois, porque o inimigo está mal definido e todos aparentam estar a lutar com o único objectivo de mostrar lutas de aviões. Finalmente, porque a trama política está muito simplificada, certamente de forma a agradar à faixa mais jovem de público.

Assim, o anime está preso numa área amorfa que não é nem o tema de guerra nem o tema amoroso, mas algo indefinido e com um rumo inconclusivo. Tem de acabar tudo bem, por isso é assim que termina, mas ficam assuntos pendentes para dar abertura a uma próxima temporada que… Não sei se valerá a pena.

2

Em termos de animação, pareceu-me muito incongruente. Se por um lado temos paisagens do céu muito bonitas, também temos personagens muitas vezes desproporcionais em relação aos objectos e, atrevo-me a dizer, com as feições tortas a ponto de nem o brilho narigudo as resolver. Gostaria muito de dizer que as cenas de luta entre avionetas estão excelentes, mas nem tudo é o que aparenta. A verdade é que o CG nota-se e nota-se bastante, apesar de já se notar uma grande evolução em relação à sua utilização há uns anos atrás.

Musicalmente, mais uma falha: o tema de abertura “Azurite” e o de encerramento “Kaze ga Shitteru” não se adequam nada ao teor do anime, insistindo na má definição do objectivo de que falei anteriormente.

3

Realizado por Toshimasa SUZUKI (Fafner: Heaven and Earth) e produzido pelos estúdios TMS Entertainment (D.Gray-man, Detective Conan, Saint Seiya: The Lost Canvas, entre outros), Toaru Hikuushi e no Koiuta (que pode ser traduzido para a língua de Camões como Canção de Amor para um Piloto) é baseado no light novel da autoria de Koroku Inumura.

O anime podia ter sido muito mais do que aquilo que foi e que espero que não tenha tido sucesso suficiente para uma próxima temporada.

Escrito por: Carol Louve

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.