Era para ter visto este anime da temporada de inverno enquanto saía, mas já estava a seguir tanta série que achei que ver mais uma série seria demasiado para o tempo que tinha. Assim, decidi ir juntando os episódios à medida que iam saindo, mas não os vi. Qual não foi a minha surpresa ao descobrir que os episódios tinham apenas 7 minutos, contando com a abertura e os créditos finais.
É um animezinho muito simpático e engraçado, sobre um jovem (Seki-kun) que está sempre a arranjar pretextos para se distrair durantes as aulas. A sua colega do lado, Rumi Yokoi (Kana Hanazawa), está sempre atenta, espantando-se com as brincadeiras extraordinárias que Toshinari Seki (Hiro Shimono) inventa. Apesar de tentar estudar, Yokoi sai sempre prejudicada das várias situações que vão acontecendo.
A graça deste anime está nos vários métodos de entretenimento que Seki-kun arranja. São sempre coisas muito simples, pequenos jogos (guerras entre borrachas e canetas) que todos fazemos e fizemos quando eramos pequenos (ou que as crianças japonesas fazem), mas à escala miniatura, ou seja, o seu recreio é do tamanho de uma secretária escolar. As constatações de Yokoi e a sua exasperação à medida que se vai envolvendo nos jogos do seu companheiro de carteira são contangiantes.
Assim, como anime de gags cómicas, Tonari no Seki-kun (O meu vizinho Seki-kun) está bastante bom. No entanto, apesar de isso não ser um factor necessário para este tipo de anime, não posso deixar de lhe atribuir uma nota mediana por causa da arte. Infelizmente, é bastante fraca. O uso do CG é demasiado evidente, sendo que destoa bastante na simplicidade da história.
A música, e efeitos sonoros, é muito engraçada. O tema de encerramento “Set Them Free” interpretado por Akira Jimbo fica na memória pela sua sonoridade jazzística.
Tonari no Seki-kun foi produzido pela Starchild Records e conta com um total de 21 episódios, 1 ova e 2 especiais e foi exibido na TV Tokyo e AT-X entre o mês de Janeiro e Maio deste ano (2014). A realização é da responsabilidade de Mutoh Yuuji (Crayon Shin Chan) e baseado num manga seinen publicado na revista Comic Flapper por Takuma Morishige desde 2010. Até ao momento conta com 5 volumes.
Tonari no Seki-kun é um anime que se vê muito rápido e muito bem. É daquelas séries que servem perfeitamente para vermos e relaxarmos ao final do dia.
Escrito por: Carol Louve