A quarta sessão do Made in Japan inserida no 13º Festival de Curtas de Vila do Conde trouxe finalmente à sala de cinema a animação japonesa (anime) da autoria de Katsuhito Ishii um dos realizadores em destaque nesta edição do festival.
Trava – Fist Planet dá uma “estalada” em muitos dos animes do estilo aventura espacial. A história narra as aventuras de dois aliens completamente “freaks”, Trava e Shinkai, ao estilo de Spike Spiegel e Jet Black (Cowboy Bebop) que vagueiam pelo espaço à procura de trabalho para equipar com armamento a sua nave espacial e mais tarde poderem entrar na guerra intergalática.
Durante a viagem recebem um contrato bastante aliciante e lucrativo para fazerem uma visita ao planeta Fabel situado na Area 78.
Um dos aspectos verdadeiramente interessante são os diálogos e a aproximação à animação. Trava não soa como as típicas vozes da animação que estamos habituados a ver no anime. Ao ouvirmos estes dois personagens principais – juntamente com a simpática Mikiru, que foi salva em viagem – podemos fechar os olhos e esquecermo-nos que estamos a ver um anime, e reparamos que os dialogos mais se assemelham a um filme independente.
O estilo de animação usada não é particularmente fluída, mas neste tipo de trabalho resulta num ponto a favor. Os cortes rápidos e os “saltos” nos movimentos ajuda a produzir uns “gags” visuais que complementam a animação bastante bem.
A equipa responsável por Trava – Fist Planet é a mesma que está por detrás do filme Party 7 de Katsuhito Ishii (também apresentado no Festival de Curtas Vila do Conde) que foi o argumentista e com a direcção a cargo de Takeshi Koike (Dead Leaves).
Este anime é bastante refrescante no género, isto porque não nos trás os clássicos esteriotipos da animação convencional japonesa, olhos grande e personagens bonitas.
Originalmente Trava – Fist Planet Episode 1 foi lançado no ano de 2003 na compilação Grasshoppa! (uma revista em formato de DVD) que composta por quatro volumes com seis séries animadas e curtas metragens.
Escrito por: Fernando Ferreira