Claramente o vencedor de “anime mais bizarro da temporada”. E o último. Adiante!
Não sabia da existência deste anime até que de repente começaram a aparecer episódios no site que costumo usar para ficar a par do que vai saindo. Fui ler a sinopse e “histórias de terror japonesas” pareceu-me interessante. Não me lembrei que eu tenho um pavor absoluto de histórias de terror. Assim, logo ao primeiro episódio, pus isto a passar ao lado, porque se me focasse especialmente nisto não iria conseguir dormir à noite. Porque é realmente perturbador.
As histórias são muito estranhas e não são exactamente as histórias de terror tradicionais que conhecemos do Japão, embora algumas sejam baseadas nos mitos urbanos e nos mais antigos daquele país.
Por acaso gostaria de as explorar um bocadinho, mas talvez um livro fosse melhor do que um filme ou anime, porque ler não me causa tanto medo. Se alguém tiver uma recomendação… Agradeço! Enfim, são histórias simples que mexem com as nossas cabeças. Se olharmos para elas sem o ambiente que as circunda, não são nada assustadoras, mas misturado com os visuais e com a música o efeito é horrendo.
Os visuais, esses, são muito simples, quase uma animação de faculdade. São apenas desenhos recortados que se mexem muito pouco. Mas estão bem pintados, com texturas e o efeito de recortes em cima de recortes é muito interessante.
Esta técnica de animação assemelha-se bastante ao antigo método tradicional japonês de contar histórias conhecido como Kamishibai (ler artigo).
Os efeitos sonoros são os típicos do terror (aquele crescendo e o culminar). Nota para o tema de encerramento intitulado “Kaikai Emaki” que é da minha querida Hatsune Miku (desta vez produzida pelo projecto AVTechNO!), oferecendo ainda mais estranheza mas servindo também como situação anti-climática, quase a dizer “isto são apenas histórias, histórias para crianças”.
A série é produzida pelos estúdios ILCA, realizado por Tomoya Takashima, argumento de Hiromu Kumamoto e com a narração de Kanji Tsuda. O anime estreou a 14 de Julho de 2013 na TV Tokyo e, posteriormente, foi transmitido pela AT-X. Um dado curioso foi que Yamishibai também adquirida pelo site Crunchyroll para ser transmitido on-line em algumas partes do mundo, com legendas em inglês.
Com 13 episódios de três minutos, a série Yamishibai é um bom pretexto para experienciarem um diferente tipo de anime em especial se fores daqueles que gostam de terror e experiencias mais alternativas.
Escrito por: Carol Louve