Em Setembro de 2014 o ClubOtaku esteve presente no Anifest, um dos eventos de anime, manga e cultura japonesa em Lisboa. Entre outras actividades o Anifest destaca-se pela eliminatória nacional do ECG, European Cosplay Gathering, que leva um cosplayer a solo e um grupo à final em Paris na Japan Expo, e pelos cosplayers convidados internacionais, que partilham o seu conhecimento e convivem com os participantes do evento.
Esta entrevista ao Elffi, cosplayer finlandês e jurado convidado do ECG, é a terceira e última de uma série de curtas entrevistas aos convidados.
Como começaste a fazer cosplay?
Quando vi A Viagem de Chihiro, de Hayao Miyazaki, adorei o filme o que me fez interessar por anime. Mais tarde fiz o meu primeiro fato, Ichigo, de Bleach, num trabalho para a escola.
A minha família sempre teve uma forte ligação às artes, portanto foi uma transição lógica. Depois comecei a frequentar convenções em Helsínquia com regularidade.
Como é fazer cosplay na Finlândia, quais os principais eventos?
Os cosplayers finalandeses são tímidos mas bons.
As nossas principais convenções são a Desucon e a Tracon.
O que achas da experiência de viajar através do cosplay, para competições e não só?
É bom mas cansativo ser o centro das atenções e ter de estar bem disposto o tempo todo. Mas é muito bom conhecer outras culturas, pessoas e cosplayers.
Quais são os teus pontos fortes e os teus pontos fracos no cosplay?
Sou bom a experimentar novas técnicas e a fazer experiências, mas acabo por fazer as coisas muito em cima da hora, à pressa.
No que é que o cosplay mudou a tua vida?
Em tudo. Actualmente faço cosplay em tempo integral.
O que estás a achar dos cosplayers portugueses?
Fiquei muito surpreendido.
Entrevista por: Leo Pinela