Loading...
Artigos

[Entrevista] : Tetsuya Bessho

Tetsuya Bessho esteve em agosto no Brasil para o 17 Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Actor e produtor, Bessho participou no live action Ultraman – The Next. Ele conversou com o Sandra Monte sobre sua carreira e curiosidades.

Fale-me um pouco de si… a sua idade, onde nasceu…
Eu nasci no Japão e fui criado em Tóquio. Tenho 40 anos (risos porque Bessho parece ter bem menos). Comecei minha carreira como actor em Hollywood. Nesta época conheci muitas pessoas que fazem filmes… Meu primeiro filme é de 1982, cujo actor principal era Charlton Heston.
Em 1997, eu tive a oportunidade de retornar a Los Angeles, pois conheci vários produtores e também participei de uma apresentação de curtas-metragens nos estúdios da Sony / Columbia.

Quais são os seus actores, produtores preferidos, directores em geral?
Esta é uma grande questão para mim… (pausa) Stanley Kubrick e eu também lembro de George Lucas. Eu gosto de seu trabalho, especialmente por ajudar os novos directores/ produtores. Gosto da postura dele em relação aos novatos.

Acompanha o mundo dos animes? Tem algum preferido?
Eu sou um grande fã de Osamu Tezuka, que é da minha geração… Actualmente eu gosto de Hayao Miyazaki. Ele é um dos maiores animadores do mundo.

Foi “seiyuu” no anime Art of Fighting. Gostava de fazer mais dobragens?
Sim, sim. Mas não tive outra oportunidade. Eu dependo muito dos produtores e directores.

Gostaria de fazer um filme em Hollywood com temática japonesa?
Sim!!! Como o “Último Samurai” ou “Memórias de uma Gueixa” que fizeram grande sucesso…

images/toku/tetsuya/tetsuya1.jpgimages/toku/tetsuya/tetsuya2.jpgimages/toku/tetsuya/tetsuya3.jpg

Mas há algum com tema específico, que já esteja no papel?
Ele gostaria de fazer um filme com um tema mais moderno, que não fosse tão de época como foram “Memórias de uma Gueixa” e o “Último Samurai”. Por exemplo, como o Lost in Translation da Sofia Coppola.

Gosta de fazer live actions? Participou num dos Godzilla?
Fiz um sim!

E voltaria a participar? Produziria?
Sim, faria… Fiz o papel principal e gostei muito. Foi uma grande experiência.

Ultraman – The Net está a chegar ao mercado de DVD no Brasil. Fale-nos um pouco sobre esse trabalho. Como é fazer um filme de um personagem tão conhecido?
Eu sou um grande fã de Ultraman. É um personagem ícone da minha geração, dos homens da minha idade… E neste papel, eu tive que usar muito a imaginação porque ele tinha que interpretar com elementos que não existiam… Todos os personagens do Osamu Tezuka como Astro Boy, os personagens de Hayao Miyazaki e Ultraman têm uma relação muito forte com o ambiente do mundo. Uma relação com o ambiente que os rodeia. É como os monstros e heróis traduzissem os problemas ambientais aos jovens.

Quais os seus projetos futuros?
Eu não posso falar devido ao contrato. É um projecto teatral no Japão para o próximo ano…

Sandra Monte, é jornalista brasileira especializada em mangá e anime e cujas notícias sobre o assunto no Brasil podem ser vistas em http://papodebudega.blogspot.com

Autor:Sandra Monte

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.