Loading...
Artigos

Gamera

Os anos 60 e 70 no Japão foram bastante ricos na produção cinematográfica do estilo “kaiju”. Este estilo caracteriza-se pelo uso de monstros que defendem o nosso planeta em lutas titânicas contra o mal ou viice-versa, isto é monstros que tem como missão destruir o mundo.

Um desses monstros criado nessa altura, foi Gamera. Sem sabermos ao certo a sua ortigem duas teses foram avançadas para o seu aparecimento: uma das teses defende que Gamera é o últmo sobrevivente de uma espécie de tartarugas pré-históricas. Estando em hibernação devido a armas nucleares, Gamera sofreu diversas mutações causadas pelas diversas radiações; a outra diz-nos que Gamera é uma arma biológica criada há mais de 10,000 anos pela civilização perdida da Atlantida.

O objectivo dos habitantes de Atlântica ao construir Gamera era extreminar uma raça de aves gigantes, os Gyaos. Depois de ter completado a sua missão primordial, Gamera tornou-se num defensor da Terra contra todos os monstros.

Caracteristicas Físicas:
Gamera tem 60 metros de altura e assemelha-se a uma tartaruga azul gigante. Gamera tem sangue verde. O seu sexo é indeterminado. Gamera já é conhecida pelo menos há 10.000 anos. Gamera desloca-se na vertical “esquecendo-se” de que devia andar como as tartarugas de quatro patas. Assim, pode substituir estas duas pernas por dois reactores ou usa-as para se deslocar mais rapidamente. Mas quando os quatro reatores estão a trabalhar, Gamera executa uma manobra denominada “flying saucer”.

Caracteristicas Psicológicas:
Tanto nos velhos como nos novos filmes, Gamera é caracterizada como uma criatura amiga. Mesmo durante as agitações em “Gamera” e “Gamera vs. Barugon”, Gamera aparenta ser intencionalmente menos destrutiva que a civilização outrora tinha criado. No segundo filme, Gamera emerge como uma creatura disposta a lutar e mesmo morrer em proteção da humanidade, especialmente as crianças. Gamera aparece combatendo a violência para salvar uma criança, no seu primeiro filme, e esta saga continua ao longo de todos os filmes que foram realizados sobre a Gamera. Gamera luta sozinha contra os monstros, protegendo a humanidade dos terríveis monstros.
O que diferencia Gamera é o facto de ter sido o monstro a escolher proteger a humanidade em vez de ter sido “criada” pelos Homens para defender-nos dos outros monstros. Gamera também foi o primeiro monstro a receber um apoio activo do exercito militar japonês contra um outro monstro.

Caracteristicas Belicas:
Gamera tem duas barbatanas frontais que podem transformar-se em dois “aerilons” enquanto voa assim como quando aterra no chão. Possui longas unhas em cada ombro, que usa como laminas contra os seus inimigos. Consegue absorver tanto poderes psíquicos (músicas infantis), físicos (fogo, poder nuclear, etc.), assim como energia e ganhar força dos inimigos.
Gamera está também armado com bolas plasma que atira-as através da sua boca a uma grande velocidade e em forma de rajada, sem que seja preciso de recarregar energias. Como ataque final ou seja a sua “última arma”, Gamera canaliza todas as energias á volta do mundo e cria uma brutal força de energia plasmática.

Assim conhecemos outro monstro que faz “companhia” ao mítico Gojira (Godzila) na defesa do nosso planeta azul. Para quem gosta dos filmes do dinassáurio mais famoso do Japão, esta tartaruga não lhe fica atrás. Sem dúvida que são clássicos para recordar ou para conhecerem.
Autor:Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.