O nome de Go Nagai está associado já à historia do manga e anime. Nasceu em Setembro de 1945 e é considerado um dos grandes inovadores na arte do manga. Desde muito novo que perseguiu o sonho de ser mangaka, sonho este provocado pelo irmão que ofereceu-lhe o manga Lost World de Osamu Tezuka.
Frequenta a universidade, mas falha nos exames finais por causa de uma grave doença. Durante esse período lança o seu primeiro manga Kuro no Shishi (O Leão Preto) e rapidamente chamou a atenção de Ishimori Shotaro que o convidou para tornar-se seu assistente.
Três anos mais tarde, cria a série Harenchi Gakuen (A Escola Indecente) e é publicada na revista Shounen Jump. Nagai utilizou o erotismo em histórias infantis pela primeira vez no Japão tentando quebrar tabus e criar uma grande polémica para a altura. Também a violência e o humor grosseiro foram reprovados pela sociedade japonesa.
Em 1970, Go Nagai cria a Dynamic Productions, uma companhía para divulgar os seus projectos manga como anime. As primeiras obras a sairem da empresa e a verem a luz do dia foram Getter Robo e Abashiri Ikka.
Pouco tempo depois nasce a série de Mazinger Z e as sequelas Great Mazinger e Mazinkaiser, onde desenvolveu o conceito de robot (mecha) gigante com a capacidade de transformação. A ideia resultou e foi a fórmula para um enorme sucesso dando origem a muitos programas de televisão.
Na mesma altura que Mazinger está a ter sucesso, Nagai criou uma das suas séries mais populares, Devilman, um herói que combate contra impressionantes demónios e que rapidamente se tornou numa série de culto quer no Japão quer mais tarde no Ocidente.
Nagai também trabalhou com Shoutarou Ishimori e Ken Ishikawa. Participou em alguns filmes na qualidade de actor, cabe destacar a sua participação na comédia The Toxic Avenger II (1989), onde fazia um pequeno papel interpretando um especialista em Tsukudani (pequenos pedaçõs de peixe e vegetais fritos em óleo de soja e mirin). Também participou e colaborou no filme Metropolis de Osamu Tezuka onde dá a sua voz a um “cameo” e a mais duas longas metragens para o consumo interno japonês Kekkou Kamen (2004) e a adaptação do manga Cutey Honney (2004).
Actualmente está a produzir mais manga do que nunca e muitas das suas séries manga têm direito a versões animadas.
Autor: Fernando Ferreira