Loading...
Artigos

Godzilla: Mothra and King Ghidorah Giant

Durante quase 50 anos, o Japão viveu um ambiente de paz. Para a maioria dos japoneses, a devastação da Segunda Grande Guerra e o ataque de Godzilla (Gojira em japonês) em 1954 fazem já parte de um passado distante. Contudo, esta situação está a mudar. A destruição de um submarino dos Estados Unidos junto à costa de Guam sinaliza o retorno de Godzilla!

Duas pessoas seguem os movimentos do terrível monstro Godzilla. Taizo Tachibana, um almirante das forças armadas japonesas e a sua filha Yuri, uma jornalista da BS Digital-Q , uma estação de televisão interessada em fenômenos paranormal. Mas estas duas pessoas seguem caminhos diferentes, enquanto o almirante preparara as forças armadas para defender Japão da ameaça de Godzilla, Yuri vê a oportunidade de cobrir finalmente uma história importante, não só para o seu sucesso pessoal mas também para a da sua estação de tv.

Vários monstros são avistados em diferentes zonas do Japão e Yuri encontra-se com Isayama, um homem velho que segundo parece é um profeta e sabe a história “verdadeira” desta aparição de todos estes monstros. Ele avisa que a presença de Godzilla, está longe de ser pacífica que ele é muito mais do que um dinausauro mutante devido à sua exposição com a radioactividade, além disso está “possuído” dirigido pelos espíritos irritados de todos aqueles que morreram na guerra pacífica! Isayama ainda revela a Yuri que três monstros antigos se levantarão para proteger Japão de Godzilla.

Enquanto Godzilla vai destruindo tudo o que encontra à sua volta, os monstros que querem proteger o Japão e destruir Godzilla aproximam-se delepara pará-lo. Baragon é o primeiro a desafiar Godzilla. Embora o esforço para derrotar Godzilla ternha sido “dantesco”, o poder destrutivo deste réptil é quase nulo face a Godzilla. Este continua a sua marcha com destino a Tokyo e para defrontar os outros dois monstros, Mothra e King Ghidorah, combinam o seu poder numa derrotar o enorme dinosauro numa única e derradeira batalha. O almirante Tachibana e forças armadas poderão contar com a ajuda destes dois mostros? Será que Yuri conseguirá fazer a reportagem da sua vida? Conseguirá alguém parar Godzilla?

É interessante ver como é que os “novos” realizadores abordam a temática Godzilla após 40 anos de história. Lançado no ano de 2001, e com o título de “Godzilla: Mothra and King Ghidorah Giant Monsters All-Out Attack”, este filme é antes de mais um tributo aos filmes clássicos dos anos 60. Apesar disso , Shusuke Kaneko conseguiu trazer a novidade e originalidade, não descorando o ambiente dos filmes clássicos. O “subplot” do formato e o planeamento militar conferem-lhe uma “nova” visão destas batalhas entre humanos-monstros ou monstros-monstros.

Os personagens humanos estão também renovados face aos clássicos monstros tornando assim este filme bastante interessante. Yuri Tachibana, representada pela actriz Chiharu Niyama “ilumina” as cenas em que aparece, dando ao espectador uma noção de esperança e força de vontade para continuar a sua “luta”, a procura de uma boa notícia. A Ryudo Uzaki cabe-lhe o papel de almirante Tachibana, um homem reservado e inteligente para toda esta situação vivida. Interessante é o papel desempenhado por Hideo Amamoto (Isayama), uma personagem enigmática assim como foi este papel escrito especialmente para ele.

Os efeitos especiais são muito bons, em especial as explosões e as lutas entre os monstros. Baragon e Mothra são talvez os monstros japoneses em que a caracterização e a realização estão/são mais pormenorizados. Godzilla também está bem caracterizada, mas isso vê-se melhor nos grandes planos onde conseguimos eficazmente sentirmos a natureza agressiva e a atitude má de Godzilla.

Mas nem tudo é bom neste DVD editado pela Universe Laser & Video Co. (HK), as cenas escuras (como por exemplo a noite ou mesmo as imagens subaquáticas) apresentam alguma falta de detalhe e “blur” para disfarçar algumas irregularidades das batalhas. A falta de uma opção de som 5.1 é decepcionante, tendo apenas uma opção para o stereo 2.0. Quanto a extras eles não existem. O menu principal é uma imagem estática, com um menu bastante simples e uma animação muito básica.

Apesar de este DVD não ter extras, é um excelente título para conhecer este estilo/vertente do Tokusatsu, o Kaiju. Os fãs de Godzilla não vão deixar este tíitulo passar, apesar de ainda não ter sido lançado no ocidente. Outro factor importante, é o baixo preço do DVD que ronda os HK $50 (6 euros) um excelente atractivo para a sua compra.

Autor:Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.