Loading...
Artigos

Hello Kitty

Hello Kitty é a personagem mais conhecida do vasto universo de personagens da companhia japonesa Sanrio inaugurada em 1960 por Shintaro Tsuji.

Foi baseado no lema da empresa “Small Gift, Big Smile” que em 1974 pelas mãos do designer Ikuko Shimizu, nasce o que seria um verdadeiro sucesso e que cumpria com o objectivo da empresa arrancar sorrisos a todas as meninas japonesas. Um ano mais tarde toda a criação de Hello Kitty passou para um novo designer, neste caso uma designer Yonekubo e foi durante cinco anos a responsável pelo crescimento da gatinha.

Durante esse período, Kitty torna-se uma marca registada e no ano de 1980, assiste-se a mais uma mudança de design graças ao talento de outra designer Yuko Yamaguchi. Até esta altura Kitty aparecia sempre estática, com esta mudança ela torna-se mais real, começa a mexer-se e ganha um novo guarda-roupa.

Poderá parecer estranho para nós ocidentais ao sabermos que a Hello Kitty sendo um produto extremamente comercial e um icon da sociedade japonesa, tenha “adoptado” ou lhe tenha sido dado um pedigree britânico, mas na altura em que foi criada a cultura da terra de Sua Majestade era bastante popular entre as jovens nipónicas. O nome de Kitty veio de um dos gatos que Alice tinha no livro de Lewis Carroll.

Um facto bastante interessante no aparecimento da gatinha é a sua relativa semelhança com outro gato famoso japonês, o Maneki Neko (que também tem um artigo que pode ser lido neste site), que traduzindo o nome de Maneki Neko obtemos algo semelhante a “o gato que dá as boas vindas” ou seja “Hello Kitty”. Outra aspecto que se consegue constatar ao olharmos para a Kitty são as semelhanças com outra personagem felina criada por Dick Bruna no ano de 1955 com o nome de Miffy. Curiosa e original é sem dúvida a resposta da Sanrio para o facto da gatinha não ter boca. Segundo a empresa, Hello Kitty fala com o coração e assim é facilmente entendida por qualquer pessoa do mundo.

images/artigos/hellokitty/hk1.jpgimages/artigos/hellokitty/hk2.jpgimages/artigos/hellokitty/hk3.jpg

– Nome: Kitty White
– Data de nascimento: 1º de novembro de 1974
– Signo: escorpião
– Tipo de sangue: A
– Altura: equivalente a três maçãs
– Peso: equivalente a cinco maçãs
– Personalidade: carinhosa, meiga e respeitosa. É bastante sociável, pois gosta de conhecer novos amigos e fazer novas amizades.
– Cidade natal: Zona suburbana de Londres, Inglaterra. Kitty vive com a família (pais e irmã) numa casa branca pequena com telhado vermelho a 20 Km de Londres. O nome do local é desconhecido, mas a população ronda os 20,000.habitantes.
– Pai: George – muito trabalhador e adora fazer sua família rir.
– Mãe: Mary – costuma cuidar da casa e muito conhecida pelas suas tortas de maçã.
– Irmã: Mimmy – é irmã gêmea da Kitty e sua melhor amiga. Ao contrário de Kitty, ela usa um laço amarelo na orelha direita.
– Animais de estimação: Charmmy (gato persa), Honey Cute (gata persa cor-de-rosa, irmã falsa da Charmmy) e Sugar (hamster).
– Cor favorita: Vermelho
– Gostos: ler, ouvir música, comer torta de maçã e cookies feitos pela Mimmy, viajar, tocar piano e jogar tênis
– Prato preferido: Torta de maçã. Também gosta de bolos, pudins e todo o tipo de doces.
– Disciplinas preferidas: Inglês e Música
– Hobbies: Coleciona tudo o que seja pequenino, estrelas, peixes dourados, fitas e laços. Nos tempos livres gosta de ir passear para o parque ou floresta com os amigos e de ir às lojas de doces.
– Desporto favorito: Ténis
– Namorados: O primeiro amor de Hello Kitty foi Dear Daniel, actualmente é o seu colega de escola Tippy.
– Meio de transporte: Triciclo que usa com bastante frequência para passear pelo bairro e ir às compras.
– O que quer ser quando for grande: Pianista ou poeta

Quem pensar que apenas o target infanto-juvenil fica cativado com a Hello Kitty está bem enganado. A percentagem de fãs da gatinha é bastante grande nas meninas com idades compreendidas entre os 8 e 20, mas Kitty também cativa outras faixas etárias mais adultas e facilmente as torna grandes consumidoreas da marca, isto porque a Hello Kitty é sinónimo de glamour e isso faz parte das caracteristicas da mulher jovem japonesa que gosta de estar sempre na moda.

Mas nem só as mulheres gostam da Hello Kitty também os homens gostam da pequena gatinha. e para alguns um “escape” para oferecer de presente às suas namoradas, mulheres ou filhas isto porque é quase um sinal de garantia de que vão obter um sorriso da pessoa a quem oferecem.

Actualmente, podemos encontrar os mais diversos produtos associados à Hello Kitty (material escolar, roupa, acessórios, produtos de higiéne, electrodomesticos, etc). A lista não para de crescer de dia para dia. Ao todo estima-se que a lista de produtos ascenda aos 10,000 itens na colecção. Mesmo assim, Hello Kitty não é a personagem mais rentável da Sanrio, esse lugar pertence a Keroppi (um sapo verde) que é responsável por mais de 65% dos lucros da empresa.

Pequena biografia da Hello Kitty:
1974 – Aparece pela primeira vez ainda sem nome com o seu retrato num porta-moedas
1976 – Hello Kitty aparece pela primeira vez em figura de corpo inteiro e em pé e sentada. Inicialmente vestia um fato macaco azul e camisola amarela.
1977 – A Sanrio gostou das duas novas poses de Kitty e decidiu ser mais arrojada. Sentou-a a pilotar um avião, uma imagem simples mas com uma força iconográfica enorme. As crianças adoraram e até mesmo os mais velhos ficaram atraídos por este novo design.
1978 – Desta vez, Hello Kitty aparece em diferentes estilos, a guiar um carro em diferentes lugares. Também é criado novo vestuário para ela.
1979 – Os avós de Hello Kitty são apresentados.
1980 – Hello Kitty pratica ténis. A imagem é ela a segurar uma raquete numa pose adorável. também aparece o primeiro relógio digital vendendo mais de 1 milhão de relógios nesse ano.
1981 – “O Novo Guarda-Chuva de Mimmy e Kitty” é o titulo que dá o nome à primeira vez que vemos Hello Kitty animada.
1982 – Desaparecem o contorno a preto que tinha, dando à personagem uma maior mobilidade e interacção com os “backgrounds”. Também é nesta altura que sofre uma reestructuração formal, corpo mais arredondado e harmonioso em relação à cabeça.
1983 – Nomeada pela Unicef como a embaixatriz oficial da criança nos Estados Unidos.
1984 – Novos suportes são criados (fotografia) para Hello Kitty tornando-a mais realista. Comemora-se o décimo aniversário.
1985 – Novo redesign.
1986 – Fotografia em formato passe da Hello Kitty. Com este design simplista Hello Kitty ganha um logotipo oficial.
1987 – Nasce a série “Preto&Branco”, série esta que tinha como missão atrair o público mais adulto em vez dos mais novos.
1988 – Nasce a série animada na televisão americana CBS.

images/artigos/hellokitty/hk4.jpgimages/artigos/hellokitty/hk5.jpgimages/artigos/hellokitty/hk6.jpg

1989 – Os primeiros livros da Hello Kitty são vendidos nos Estados Unidos.
1990 – Inauguração do parque temático, o Sanrio Puroland, na cidade de Tama em Tokyo.
1991 – Mais um parque inaugurado na cidade de Oita, desta vez com o nome de Harmonyland.
1992 – “Colecção Frutas”, Hello Kitty segura uma fruta e a mesma aparece em background. Este design foi pensado para poder ser aplicado consoante as estações do ano.
1993 – Primeiro programa de TV no Japão, com o nome “Daisuki! Hello Kitty” (Nós amamos a Hello Kitty). Neste ano que o laço vermelho de Kitty é substituido por uma flor.
1994 – Colecção Enfermeira, Kitty aparece vestida com um uniforme de enfermeira e num hospital. Nomeada pela Unicef do Japão como embaixatriz oficial da criança. Comemora-se o vigésimo aniversário.
1995 – Volta a “Colecção Flores” desta vez ainda mais colorida e com imensos designs diferentes.
1996 – Nova “Colecção Flores”
1997 – Foi reunida e vendida a primeira coleção dos melhores produtos da Hello Kitty. Pela primeira vez Hello Kitty usa um fato tradicional japonês, assim como uniforme escolar, fato de banho e vestido de casamento.
1998 – Abre mais um parque temático desta vez é a casa da Kitty.
1999 – Pela primeira vez Hello Kitty tem um namorado chamado Dear Daniel e que aparece na nova colecção de produtos comemorativa dos seus 25 anos. Também nasce a “Colecção Bebés” a pedido das jovens mães que desde crianças foram fieis à Kitty.
2000 – Estreia o musical One, no Sanrio Puroland, dirigido por Amon Miyamoto.
2001 – Primeira vez em que Hello Kity aparece com minirrosas.
2002 – Lançada a versão em inglês da série animada “Hello Kitty’s Paradise” composta por 16 episódios.
2004 – A pequena gatinha aparece num Master Card (cartão de debito) para ensinar às jovens adolescentes como se compra. E comemora-se o trigésimo aniversário.

Portugal também não fugiu à regra deste sucesso à escala mundial e em meados dos anos 80 o nosso país era invadido por uma quantidade enorme de material escolar da gatinha nipónica, cadermos, estojos, réguas, canetas e mais um sem número de coisas podiam ser compradas nas papelarias. Apesar de muito do merchandise da altura não ser da marca oficial Sanrio, mas sim de cópias vindas da China o fenómeno espalhou.se pelas meninas em idade pré-adolescente. Com o passar dos anos esta “moda” foi desaparecendo e passa-mos quase toda a década de 90 num silêncio felino.

Alguém disse que “a moda é cíclica”, e tais palavras nunca foram tão verdadeiras como agora. De há uns 1 ou 2 anos para cá Hello Kitty voltou-nos a invadir, desta vez o primeiro alvo foi o canal de televisão que começou a transmitir a série “Hello Kitty’s Paradise”, depois o aparecimento de várias lojas “semi-oficiais” pelas principais cidades e mais recentemente foi oferta num menu infantil de um restaurante americano bastante conhecido.

Esperemos então que a gatinha “trintona” que fala com o coração continue a espalhar a sua boa disposição pelo mundo inteiro e a deliciar e a tornar mais felizes crianças e adultos.


Autor:Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.