A gastronomia nipónica possui vários pratos típicos e bem deliciosos aos olhares e paladares não só dos locais, mas também dos estrangeiros que provam e passam a ficar fãs.
Hoje destacamos o Katsudon e o Tonkatsu, que praticamente estão associados. Quanto ao Katsudon, este prato é composto por arroz coberto por Tonkatsu temperado por um molho próprio e envolvido por um ovo bem cozinhado ou não.
Este prato pode ser servido em Jūbako, que é um conjunto de 3 a 5 caixas sobrepostas com uma tampa no topo e que serve para armazenar comida, sendo especialmente utilizadas em épocas festivas como o Ano Novo, o Tanabata (data festiva que ocorre na sétima noite do sétimo mês do ano), ou até mesmo em saídas de campo, como os piqueniques.
Por outro lado, pode apenas ser servido o Tonkatsu, que é temperado e envolto em ovo. O ovo não é de todo um elemento obrigatório neste prato, podendo não ser incluído na sua confeção e são conhecidos por sōsu katsudon, sendo constituídos por arroz coberto com repolho cortado em fatias finas e por último o Tonkatsu que pode ser ou não temperado com molho.
No entanto, a carne introduzida nestes pratos, pode ser substituída por outras como o frango (chicken katsudon) ou até mesmo carne bovina (gyukatsudon).
A história do Katsudon tem três versões:
- A versão Sanchōan: Refere que o Katsudon surgiu do improviso levado a cabo pelo chefe do Sanchōan, um restaurante de soba. No ano de 1918, este restaurante estava a preparar a realização de um sumptuoso banquete, porém, por motivos vários acabou por não se realizar, sendo cancelado de forma repentina, levando o chefe no seguinte dia a reaproveitar a comida que sobrara, respetivamente o Tonkatsu, condimentando-o com molho de soba, envolvendo-o com ovo e finalizando o prato com a sua colocação sobre o arroz, criando desta forma, o Katsudon.
- A versão Nakanishi: Relata que o Katsudon terá sido criado por Keijiro Nakanishi, que por curiosidade frequentava a Universidade de Waseda, no ano de 1921, almoçando num restaurante perto do local onde estudava, escolhendo e alternando entre dois pratos, karē rice e katsu rice, até ao ponto de já não os suportar. Assim sendo, resolveu colocar o katsu sobre o arroz, temperando-o com um molho especial, acabando por inventar o Katsudon.
- A versão Takahata: Terá sido inventada pelo cozinheiro Masutaro Takahata, que terá frequentado na Alemanha o curso de culinária, tendo no ano de 1913, apresentado numa demonstração de cozinha em Tóquio, o prato de sōsu katsudon.
Relativamente ao Tonkatsu, este é um prato muito consumido e admirado no Japão, que terá sido inventado por volta dos términos do século XIX. Esta especialidade, corresponde a uma costeleta de porco frita e empanada, como já foi referido, fatiada em pequenos pedaços servida com repolho picado e sopa de missô (geralmente preparada com soja, hondashi, tofu, cebolinha, entre outros legumes), podendo ser utilizado também a carne de lombo. A carne é bem salgada e apimentada, sendo posteriormente passada em farinha, mergulhada numa mistura de ovo e empanada com o panko (género de pão ralado), antes de ser efetivamente frita.
Considerada inicialmente uma variante do yōshoku de pratos tipicamente ocidentais, da gastronomia europeia, as primeiras refeições servidas incluíam carne bovina, sendo a carne de porco, tal como atualmente o prato é apresentado e o conhecemos, uma invenção introduzida no ano de 1890, num restaurante em Ginza, Tóquio, que confecionava cozinha ocidental.
O termo Tonkatsu seria inserido no vocabulário nipónico só a partir da década de 30 do século XX.
Deixamos portanto, aqui duas sugestões de gastronomia bem apetitosas, para os que são de facto apreciadores da culinária japonesa. De qualquer forma, para os que ainda não provaram, deixamos o convite, pois vale a pena experimentar. As próprias imagens são uma amostra bem apelativa.
Escrito por: Mia Mattos