Um dos pratos mais básicos da gastronomia japonesa tem tantas variedades como o nosso bacalhau (1001 para quem não sabe), pois cada região e ou cada cidade prepara esta iguaria duma forma levemente diferente da outra mediante os ingredientes existentes nessas províncias.
A sopa de miso (misoshiru, em Japonês) é uma tradicional sopa japonesa em que o principal ingrediente é o miso, o mesmo que dá o nome a este prato. É um prato muito antigo, o seu consumo remonta ao Período Muromachi (1392-1573).
É composta por dois ingredientes principais: o dashi (caldo de peixe) que é a base da sopa e o miso (pasta feita a partir de soja) que é dissolvido no dashi. Existem vários tipos de miso e podem ser usados para a confecção desta sopa: o Shiro-Miso (suave e com pouco sal), o Aka-Miso (forte e salgado). Algumas pessoas também acrescentam o Tofu na sopa em forma de cubos mas não é um dos ingredientes fundamentais. O restante dos ingredientes ficam à gosto do cozinheiro, e pode ser qualquer tipo de legumes como cenoura, nabo e cebola ou outras coisas como galinha, cogumelos ou algas.
Esta sopa leve e nutritiva quase sempre servida em pequenas tijelas é bastante comum ser servida tanto ao pequeno-almoço, almoço ou jantar, e normalmente vem acompanhada por outros pratos como arroz já que na cultura gastronómica japonesa comem-se as refeições em pratos mais pequenos do que os que existem no ocidente, e tentando abranger uma maior número de ingredientes possíveis.
INGREDIENTES:
500ml de Daishi (caldo de peixe)
2 colheres de sopa Miso (pasta de soja fermentada, um dos temperos mais completos do Japão)
3 cebolinhas verde (cortados em rodelinhas fininhas)
100g de Tofu (bem fresco ou comprado em embalagens prontas)
MODO DE FAZER:
1. Ferver 1 litro de água com Daishi
2. Levantar a fervura e coloca o Tofu em pedaços
3. Deixa ferver mais uns 3 minutos
4. Juntar o Miso
5. Quando for servir a sopa coloque um bocado de cebolinha por cima
Estas quantidades dão para uma refeição de 4 pessoas.
Pode também fazer outras versões de Miso Shiro misturando outros ingredientes. Aqui ficam algumas sugestões: salmão, caranguejo, cenoura, couve.
Mas o melhor mesmo é inventar o seu prórpio Miso Shiro.
Autor: Fernando Ferreira
Ogata Tetsuo
Já comi várias vezes e é uma delícia 🙂