Uma das receitas mais simples e rápidas de fazer e que encontramos em qualquer casa japonesa e em alguns restaurantes é o Shougayaki (生姜焼き, que podemos traduzir como Gengibre de porco). Este prato é repleto de sabores puramente japoneses por isso é bastante apreciado pelos japoneses e não só.
O nome deste prato é abreviado do original “buta no shogayaki” (豚のしょうが焼き) – no entanto, a palavra “buta (no)” (“porco”) é normalmente dispensada, pois 95% das vezes, a carne de porco é a carne que é usada. de qualquer outra carne. Como o nome indica, o sabor e o aroma do gengibre (“shouga”) seriam o destaque ao lado da carne de porco grelhada (“yaki”).
A sua origem diz-se que nasceu num izakaya (o equivalente às nossas tascas) em Ginza na década de 1950, em resposta à crescente procura de entregas ao domicílio. Segundo o criador deste prato, as tiras de porco eram cortadas em grande quantidade para maior eficiência e rapidamente fritas com rodelas de cebola e um molho à base de soja que havia sido feito previamente. Nessa altura havia o tonkatsu (豚カツ, costeleta de porco frita), mas o shougayaki, facilmente tornou-se um sucesso instantâneo com o seu molho apetitoso e com a capacidade de combinar melhor com arroz.
Assim deixamos aqui os ingredientes e o modo de confecção para experimentarem em casa. E vão ver que não se arrependem. Por isso mãos à obra…
Ingredientes:
100-150 gramas de lombo de porco em fatias finas
1 colher de sopa de molho de soja
½-1 colher de sopa de gengibre ralado na hora (cerca de meio pedaço do tamanho de um polegar)
1 colher de sopa de saquê
1 colher de sopa de mirin (ou açúcar)
Sal
Pimenta preta
Azeite vegetal
Couve picada (para servir)
Modo de Preparação:
– Misturar os temperos: gengibre ralado na hora, molho de soja, saquê e mirin numa tigela.
– Temperar a carne com sal e pimenta e aquecer um pouco de azeite numa frigideira.
– Cozinhar a carne dos dois lados e virar quando estiver dourada.
– Adicionar a mistura do molho na frigideira e certificar-se que a carne esteja coberta com o molho
– Deixar aquecer e servir imediatamente, com uma camada de couve picada.
– Servir com arroz.
Este é um prato de comida caseira, ou da chamada comida de conforto que não costumamos encontrar em restaurantes japoneses aqui em Portugal e que é tão boa…
Já alguma vez comeram shougayaki? Não? Então porque não tentam cozinhar em casa e provar este prato fantástico?
Escrito por: Fernando Ferreira