Com o ano de 2003 a terminar, surgem os pedidos para que o próximo ano seja sempre melhor do que este que está a terminar. Outros procuram factos anteriores e tentam acreditar numa superstição qualquer que de certeza os vai ajudar. Com estas atitudes e desejos, o ano de 2004 tem tudo para ser um grande ano para o Tokusatsu e aqui ficam alguns dados de décadas passadas, que poderão para fazer com que os mais incrédulos acreditem nestas coisas.
Fará exactamente 50 anos em 2004 quando foi criado o primeiro Kaiju Eiga (1954) e, consequentemente o primeiro Tokusatsu oficial: Gojira. Isso mesmo, em 2004 o Tokusatsu e em especial o dinaussauro mais temido do Japão e do mundo comemoram 50 anos de existência!!
Dez anos mais tarde, temos outro ano histórico (1964), nasce a primeira série japonesa onde havia um grupo de heróis que combatiam o mal. Para os mais entendidos nestes assuntos de Tokusatsu, não estou a falar de Goranger, muito menos Super Sentais, mas sim de Ninja Butai Gekkou. Esta série foi uma das mais importantes para a evolução do Tokusatsu, não só por ter sido a primeira do estilo Sentai (palavra japonesa para esquadrão/grupo), mas também por ter sido uma espécie de série antecessora de Goranger.
Na década seguinte, e novamente no ano de 1974 tivemos quatro séries muito importantes na história do Tokusatsu e foram muito poucos os anos que tiveram tantas séries de peso. Foram elas Moero! Robocon, da Toei (série criada por Shotaro Ishinomorie que apresentava um robot como protagonista); Ultraman Leo (a melhor série Ultra entre Jack e Tiga) e também as duas séries Kamen Rider (e foi o único ano em que esta série teve duas séries do género): Kamen Rider X (lançada no primeiro semestre) e Kamen Rider Amazon (lançada no segundo).
Passados mais 10 anos estavamos no ano de 1984, e mais uma vez quatro novas e importantes séries apareceram para o crescimento e desenvolvimento do fenómeno Tokusatsu. Começando por Bioman (Sentai que revolucionou género, isto porque foi pioneiro nas roupas de nylon e o primeiro a ter duas mulheres), Kamen Rider ZX (série Kamen Rider que ressuscitou após 4 anos silêncio), Shaider (o terceiro Uchuu Keiji!) e também Machine Man, estas duas últimas séries foram exibidas no Brasil.
O ano de 1994 também quis entrar na história do Tokusatsu. Foi criada a segunda série Ultraman feita nos Estados Unidos (muitos podem torcer o nariz a este facto, mas acredito que essa série foi importante pelo menos para a evolução do género, que já andava há alguns anos esquecida e com “fraca” qualidade e com isso recuperou um certo status para meses depois projetar o nascimento de Ultraman Tiga); Kaku Ranger (série que possui uma importância significativa na história do Super Sentai, foi a primeira a apresentar um verdadeiro exército de mechas). Blue S.W.A.T. (série que recuperou o prestígio dos Metal Heroes, ausente em Exceedraft e Junperson); e também Kamen Rider J (na verdade um especial, foi o último Kamen Rider criado por Shotaro Ishinomori e também acabou marcando o fim da antiga geração dos Riders – Importância indispensável).
Como poderam perceber, os anos de 1964, 1974, 1984 e 1994 conseguiram lançar, cada um, quatro importantes produções num só ano. Foram poucas as temporadas que alcançaram esses números. Como se não bastasse, nenhuma das décadas terminadas em 4 ficaram sem uma importante produção de Tokusatsu. Não sei se essa superstição pode se manter em 2004, mas que até então vem conseguindo, disso não me resta dúvidas.
Só nos resta mesmo termos que esperar pelo próximo ano e já não falta muito tempo… só faltava esta coincidência mesmo… só faltam 24 dias para o final do ano… o número quatro persegue-nos.
Autor:Blastred