Loading...
Artigos

Tura’nime05

Eventos dedicados ao anime são raros de acontecer no nosso país, mesmo assim nos últimos tempos assistimos ao aparecimento de algumas iniciativas organizadas por grupos de fãs. Depois da última edição da Anipop, tivemos uma pausa em eventos deste tipo, mas desde o ano passado que a situação parece inverter-se a favor dos fãs.

Novos eventos apareceram como foi o caso da Micropop no ano passado e já este ano tivemos o Kabegami Expo e mais recentemente a Tura’nime. O Clubotaku esteve presente e deixa-vos aqui a reportagem do evento.

Sábado dia 30
O evento abriu as portas por volta das 10:30, onde cerca de 180 pessoas compraram o bilhete, nas duas modalidades disponíveis: Dia e Evento. A exibição (de animes) começou com Versailles no Bara (Rosa de Versalhes) e Candy Candy: O Filme na secção Clássicos do Anime.

images/artigos/turanime/turanime1.jpgimages/artigos/turanime/turanime2.jpgimages/artigos/turanime/turanime3.jpg

A Rosa de Versalhes, um clássico do Anime, considerada a mãe do Shoujo actual, trouxe lembranças a velhos fãs e um gosto do melhor que se produziu em termos da animação Japonesa no fim dos anos 70.

Em seguida, deu Candy Candy, um shoujo dos anos 70. Depois começou-se a exibir Japanorama, um documentário elaborado pela BBC onde fala sobre os diferentes aspectos pelo qual se conhece o Japão, desde o Anime até ao Tokukatsu passando pelo sexo.

Chegou a hora do almoço. Enquanto algumas pessoas almoçavam, outras aproveitavam para fazer compras na “loja” que foi convidada para participar no evento. Vários eram os itens que podiamos encontrar vindos directamente do Japão, entres eles plushies e action figures de Saint Seiya, Fullmetal Alchemist, Naruto, etc. Já de barriga cheia para alguns ou de sacos cheios para outros, retomou-se a exibição de anime, com Mezzo DAS, Mai Hime e Jinki Extend.

images/artigos/turanime/turanime4.jpgimages/artigos/turanime/turanime5.jpgimages/artigos/turanime/turanime6.jpg

Terminada a exibição de anime, seguiu-se uma workshop de desenho com as artistas Vanessa Nobre, Soraia Pereira e Joana Lafuente, onde os interessados souberam alguns defeitos que um artista normalmente produz, como colorir um desenho, e como fazer cell-shading. Depois desta sessão de esclarecimento, voltou-se a mais uma sessão de anime: Rozen Maiden, Xenosaga e Gankutsuou, enquanto que a maioria dos cosplayers aproveitaram para tirar fotos.

Era chegada a hora do jantar e o momento ideial para recuperar forças. Para final das actividades do primeiro dia, assistiu-se ao filme Azumi. E assim chegamos ao fim do primeiro dia do Tura’nime.

Domingo dia 1
Foi com um menor número de pessoas que o segundo dia do evento abriu as suas portas. As Misteriosas Cidades de Ouro (outro classico da animação nipónica) e o documentário britanico Japanorama iniciaram as festividades para este segundo dia.

E assim chegavamos a mais uma pausa para carregar baterias tanto para os espectadores como para os membros da organização. De volta às sessões de anime e para ter a certeza que toda a gente andava bem alimentada, Yakitate!! Japan, foi o anime seguinte, um anime acerca de pão. Sim, estão a ler bem, PÃO, e Otogizoushi, que foi dirigido pela Production I.G, conhecidos por Ghost in The Shell.

Terminada a primeira sessão anime da tarde, o grupo Entropia apresentou a sua fanzine, com o nome discreto de FunZip. Falou-se dos problemas que um autor de B.D tem dificuldade no nosso país para ver o seu trabalho editado e onde iam apresentar o seu novo volume da FunZip.

Era a altura para mais umas exibições desta vez foram os filmes, MoonChild (com os J-Rockers Kamui Gackt e Hyde) e Tsukuyomi – Moon Phase, que tem o “opening” mais estranho de sempre. Para última projecção ficou o mais recente sucesso das Clamp, que junta todas as suas personagens de todos os mangas que editaram até agora: Tsubasa Reservoir Chronicles.

images/artigos/turanime/turanime7.jpgimages/artigos/turanime/turanime8.jpgimages/artigos/turanime/turanime9.jpg

Para o encerramento do evento estava reservado a exibição de um concerto dos Moi Dix Mois, a nova banda de Mana dos Malice Mizer com Dix Infernal ~ Scars of Sabbath ~ o que foi bom para as várias pessoas que fizeram cosplay de visual-kei. E assim terminou o evento.

Para a primeira vez que o evento foi realizado, tudo correu sobre às mil maravilhas. Deixo-vos aqui o que achamos que foram os prós e contras deste evento:

Prós
– Localização do evento – optima localização e perto de transportes publicos
– Loja – optimos preços, tendo em conta donde o material provinha (Japão)
– Preço da comida – com menos de 5 euros almoçar e jantar no evento

Contras
– Barulho – imenso barulho no primeiro dia impossibilitaram que certas parte do workshop de sábado se ouvissem.
– Calor – no 1º dia, o calor era quase sufocante. A organização pedia para manterem as janelas abertas, mas existiam membros do publico que teimavam em fecha-las.

E assim foi o Tura’nime deste ano. Fazemos votos para que o evento volte para o ano com mais actividades e mais fãs…

Autor:Bruno Pinto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.