Caracterizado pelo seu sabor forte muito ácido e salgado, o umê assemelha-se a uma ameixa apesar de ser um parente mais próximo do damasco. O umê é um fruto originário da China no entanto tornou-se numa especialidade da gastronomia nipónica denominada umeboshi e que consiste em colocar este fruto em conserva, transformando-o num tipo de tsukemono, ou seja, “conservar” certos alimentos por processos de desidratação ou conservação em fluidos (como vinagre, ou alguns tipos de ácidos, como o cítrico, muito utilizado em culinária) é bastante apreciado por todos os japoneses.
A forma mais tradicional para produzir umeboshi é manter os umês colhidos durante o mês de Junho em barris de sal e em seguida secá-los ao sol. É colocado um peso na parte de cima e os sumos da fruta vai-se acumulando no fundo do barril. Este líquido salgado e azedo é comercializado como/umezu (muitas vezes traduzido como “vinagre ume”), embora não seja um verdadeiro vinagre.
Actualmente o umeboshi é produzido como uma conserva utilizando menos sal num processo semelhante a produção de “pickles”, podendo receber folhas de shissô que agem como corante.
A concentração de ácido cítrico é tão elevada que é sabido que se servido diariamente numa mesma partição de um bentou de alumínio pode provocar a corrosão dele. O ácido cítrico actua como um antibacteriano, contribui para aumentar a produção e de saliva para ajudar na digestão de arroz. Além disso, o ácido cítrico é dito para combater a fadiga tendo sido em tempos bastante usado pelos samurais e proteger contra o envelhecimento. É um alimento forte em alcalinizantes.
O Umeboshi é normalmente comido com arroz, em pequenas quantidades. É comum ser colocado num bentou (semelhante à nossa lancheira), um único umeboshi no centro do arroz para recriar a bandeira do Japão, o chamado Hinomaru Bento. Diz-se que colocando uma umeboshi sobre o arroz esta irá inibir as bactérias.
É frequentemente utilizada como uma especiaria para reforçar o sabor ou então como elemento decorativo do prato. Também pode ser servido como um complemento de um chá verde ou de uma bebida com Shochu e água quente. É comum dizer-se que beber um copo de umeshu antes da refeição aumenta o apetite.
A tradição popular atribui propriedades medicinais ao umeboshi, que é dado como remédio para gripes e constipações. É também dito como alimento saudável apesar de ser muito salgado. Mesmo com estas propriedades todas, este é um dos alimentos japoneses por qual não nutro qualquer simpatia ^_^
Escrito por: Fernando Ferreira
Ogata Tetsuo
É das poucas coisas que eu não gosto da gastronomia japonesa.