Loading...
ArtigosCinema

Dame na Watashi ni Koishite Kudasai

Se gostam de comédias-românticas, Dame na Watashi ni Koishite Kudasai é uma série a não perder que segue a vida de Michio Shibata (interpretada por Kyoko Fukada), uma mulher de 30 anos que nunca encontrou o amor. Traduzida como “Ama a eu inútil”, a obra é baseada no manga de Aya Nakahara (publicado em 2013 na You) e foca-se nas relações complexas de vários personagens.

damenawatashi03

Michio Shibata é uma mulher cheia de dívidas. Para piorar a situação, ela tem um hábito incontrolável de sustentar um jovem que para lhe extorquir 1 milhão de yen (cerca de 9000 euros) chega mesmo a inventar que a sua mãe está hospitalizada.

Desesperada a jovem acaba por encontrar o seu antigo chefe, Ayumu Kurosawa (Dean Fujioka) que se oferece para lhe emprestar algum dinheiro. Ayumu oferece-lhe ainda um part-time no seu restaurante, e deixa-a viver num quarto vago. É durante este período de adaptação que Michio conhece a ex-namorada de Ayumu, Akira Ikushima (Maho Nonami), e a sua cunhada Haruko Kurosawa (Mimura), com as quais trava amizade rapidamente.

Curiosamente, apesar de ficar bastante claro que o casal principal desta série será Michio e Ayumu (não fosse Michio cair à frente de Ayumu quando se encontram pela primeira vez na série, uma estratégia usada normalmente em séries japonesas para revelar um futuro romance), é com o jovem Daichi Mogami (Shohei Himura) que a protagonista se envolve primeiramente, algo também perceptível pelas várias quedas de Michio à frente do personagem. Os dois conhecem-se no emprego da protagonista e apesar de nos ser apresentado como um mulherengo, depressa Daichi mostra o seu verdadeiro amor por Michio.

Muitos desgostos depois e muitas confissões depois, Dame na Watashi ni Koishite Kudasai possui um final feliz onde todos os personagens conseguem encontrar a sua cara metade e, claro, Michio e Ayumu terminam abraçados.

damenawatashi02

Como romance a obra está bastante interessante, principalmente por não arrastar a narrativa como frequentemente acontece. O drama entre os pares românticos é retratado de forma madura, sem grandes dramatismos. Dame na Watashi ni Koishite Kudasai inclui igualmente momentos de comédia sem que estes sejam exagerados.

Contudo existem alguns elementos que tornam a narrativa repetitiva quando comparada a outras obras do mesmo género. Ayumu Kurosawa (principal interesse amoroso da protagonista) é o que se pode chamar de “homem perfeito”: boa aparência, fala inglês e chinês, toca piano, é corajoso e bondoso, e cozinha bem. O seu par Michio Shibata, por outro lado, é a típica mulher inocente, pura, a que tudo acontece e que precisa constantemente de ser salva. Ambas as personagens principais não têm nada de novo a oferecer.

A série partilha ainda a ideia de que uma mulher deve casar antes dos 30, preferencialmente, e que depois disso é difícil encontrar um marido. Esta mensagem é repetida inúmeras vezes ao longo da série e tanto Michio como Akira são representadas como “coitadas” que não conseguem casar. Apesar de compreender que se trata de uma série proveniente de um país onde estes valores ainda existem, gostaria de ver mais séries “modernizadas” que deixem para trás valores que começam a não se aplicar à maioria das mulheres.

damenawatashi01

Como referido anteriormente, a série da TBS realizada por Hayato Kawai, Ryosuke Fukuda e Sho Tsukikawa, é de facto uma obra divertida e a não perder, especialmente para os amantes do romance. Da minha parte deixo um 5 em 10.

Escrito por: Ângela Costa (@angelaookami)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.