Loading...
ArtigosCinema

Keiji Ballerino

Keiji Ballerino é o episódio piloto de uma mini-série criada pela NTV que conta com o argumento de Shigeki Kaneko e com a realização de Yukihiko Tsutsumi, cineasta que devem conhecer de filmes como 2LDK (2003), Siren (2006), e Beck (2010). Apesar de ainda não haver data para futuros episódios, este filme para televisão rapidamente conquistou vários fãs.

A obra segue Kurumi Usushima (Yuto Nakajima), um bailarino de ballet que após ver um polícia salvar heroicamente uma jovem de um incêndio, decide tornar-se detetive. Este polícia é Takao Washio (Masahiro Takashima) que agora executa o cargo de detetive chefe, tornando-se o responsável pelo novato Kurumi.

keijiballerino01

Os dois terão de resolver um caso que envolve a morte misteriosa de dois dos três médicos vencedores do prémio para Melhor Tecnologia Médica 2015, galardoado pela criação de um coração artificial que poderá ser usado tanto por adultos como por crianças. Se gostam do tema de regressão ou vidas passadas então Keiji Ballerino será uma agradável surpresa pelo que descobrimos no final que no passado, os três médicos raptaram e assassinaram três crianças como forma de experimentar nelas. Quarenta anos depois as reencarnações destas crianças são levadas instintivamente a assassinar os três médicos: Daijiro Katagiri (Shinichiro Uchida), Fumihiko Kinjo (Toshiki Ayata), e Mamoru Osaki (Shinya Owada).

A obra possui assim várias temáticas sendo a principal “reencarnação”. Keiji Ballerino começa com uma sequência em que Kurumi observa um cisne e sente que devido à sua graciosidade e vontade de voar livremente, terá certamente sido um cisne numa outra vida. Mais tarde, o protagonista participa numa sessão de regressão com a Drª Azusa Shimpei (Hiromi Nagasaku) e vê-se como um touro em Espanha, relembrando-o de alguns aspetos da sua personalidade que de facto sempre achou estranho, por exemplo, não gostar de carne de vaca, chorar sempre que bebe leite, e dormir muitas vezes fazendo um “anel” com os dedos que coloca no nariz. Este último elemento faz com que o personagem, no final do filme, reaja negativamente ao vermelho.

Temos também os casos de Ozawa Atsushi, Makarowa, e Kyoko Komori (Rena Matsui), as reencarnações de Midori Okina, Katsuo Okina, e Norika Tonami. As três crianças morreram durante uma das experiências dos médicos e acabaram por reencarnar alguns anos depois. É com estes personagens que temos também de certa forma introduzido o tema dos “espíritos vingativos”, uma vez que, é o espírito deles que reconhece os assassinos levando os três jovens a entrar numa espécie de transe, como se os espíritos emergissem para controlar os seus corpos com o intuito de vingar a sua morte.

Outra das grandes temáticas é o ballet, particularmente marcante para a personagem de Kurumi. Durante a segunda sequência do filme vemos as capacidades do bailarino (não apenas da personagem mas também do ator que o interpreta, neste aspeto Yuto Nakajima está de parabéns), conforme dança ao som de uma música ao piano enquanto se prepara para ir trabalhar. É neste contexto que vemos os seus certificados/prémios e uma fotografia do homem que mais o inspira: o famoso Mikhail “Misha” Baryshnikov, bailarino russo conhecido como um dos melhores do mundo, e que alguns de vocês poderão conhecer da televisão (na última temporada de Sex and the City), ou do Cinema, especialmente dos filmes White Nights (1985) ou Jack Ryan: Shadow Recruit (2014).

A paixão por Baryshnikov e pelo ballet leva Kurumi a viver numa constante “persona” de bailarino, fenómeno que pode ser visto quando anda (um andar gracioso em passos de ballet), quando aponta para alguma coisa, e até mesmo enquanto tenta parar crimes, altura em que usa o “seu” Salto Baryshnicov (golpe que salva a vida a Mamoru Osaki). A formalidade, “limpeza”, e rigidez do ballet é também visível na forma como Kurumi decora a sua cara, como se veste, e como se comporta.

keijiballerino03

Quanto aos personagens temos dois “protagonistas” nomeadamente Kurumi e o detetive Washio. Kurumi é, como já referido, bastante único. Os dois possuem a capacidade de nos fazer entrar num estado mais sério mas também de nos fazer rir com as suas peripécias. Uma das minhas cenas favoritas entre os dois acontece no final, numa cena típica de “dorama” onde os dois correm até onde se encontra o único médico vivo. Durante a corrida o detetive acaba por ultrapassar Kurumi apesar da sua idade mais avançada, deixando o protagonista baralhado.

Contudo, a comédia é usada um pouco em excesso e acaba por estragar alguns bons momentos dramáticos, por exemplo, no final quando os dois detetives impedem Kyoko Komori de assassinar Mamoru Osaki. A jovem acorda do seu transe e apercebe-se do que acontecera. Para além disso, Kyoko terá de viver com a realidade de que quase matou uma pessoa e de que terá de pagar legalmente por isso. Aliás, o facto de três “inocentes” terem de passar pelo menos alguns anos na prisão por homicídio/tentativa de homicídio quase nem é referido apesar de ser algo bastante importante.

Outro ponto que me chamou a atenção pela negativa é a horrível fotografia de exterior onde a imagem aparece demasiado sobre-exposta, culminando com um fundo completamente branco e algumas personagens meias “apagadas” da imagem. Este é um elemento que me fez sair completamente do espírito do filme e um fenómeno que não consigo justificar.

keijiballerino02

Em suma, Keiji Ballerino é sem dúvida um filme divertido que vale a pena ver. É uma obra capaz de nos fazer rir mas também, especialmente para quem gosta da temática, nos fazer questionar sobre as consequências que os nossos atos poderão ter no futuro. O trabalho dos atores Yuto Nakajima e Masahiro Takashima é sem dúvida excepcional e foi um dos elementos que mais me chamou a atenção durante o filme. No entanto, o humor em excesso e a fraca qualidade da fotografia de exterior leva-me a avaliar a obra com um 5 em 10.

Escrito por: Ângela Costa (@angelaookami)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.