Loading...
ArtigosCinema

Linda Linda Linda

Numa escola secundária japonesa, começa o festival escolar anual e um grupo de amigas decidem criar uma banda para tocarem no festival. Mas parece que a altura não foi a melhor, pois a guitarrista magoou-se num dedo e outro elemento da banda abandona-os por divergências musicais.

Apesar de faltarem poucos dias para o concerto, as restantes da banda decidem continuar com o projecto e decidem convidar a estudante coreana que está a fazer intercâmbio a ser a nova vocalista da banda. No ínicio aceita o convite sem saber no que se vai meter, mas uma vez no barco e apesar de saber pouco japonês, nem saber o que vai cantar, ela vai esforçar-se tanto ou mais do que as suas companheiras de grupo.


Esta é a permissa de um delicioso e espontãneo filme, sem qualquer pretenções que fala de um tema tão simples como complexo que é a alienação da adolescência, que é um grupo de raparigas que querem tocar num festival escolar. À excepção de uma delas que tem a música como verdadeira paixão, as restantes vêm a música como um mero hobbie, mas mesmo assim decidem entregar-se de corpo e alma à aventura.

O filme de Nobuhiro Yamashita gira em torno dos ensaios e da preparação do concerto, e do concerto em si, e assim contar-nos de uma maneira amável e delicada os amores, as amizades, os desencontros e encontros, as rivalidades, os mal entendidos, a timidez, o medo… e os problemas e os esforços que todas elas fazem para manter este sonho vivo.


Como actrizes “roqueiras” temos Kashii Yu (Death Note) como Rei, a guitarrista impulsiva que por causa do seu temperamento trará alguns problemas, Bae Du-na (The Host e Sympathy for Mr. Vengeance, ambos filmes coreanos) como a jovem estudante de intercâmbio, tímida e insegura que graças ao grupo não só encontrará a amizade mas também descobrirá um verdadeiro intercâmbio cultural. Completam a formação Aki Meada (Battle Royale II) como Yamada na bateria e Shiori Sekine, a baixista.

Linda, Linda, Linda é filme com uma forte componente musical, por isso seria imperdoável não fazermos um destaque à banda sonora que tem a responsabilidade de James Lha, ex-guitarrista dos Smashing Pumpkins, a participação especial dos Ramones, e onde estão incluídos diversos temas dos THE BLUE HEARTS, um grupo punk japonês dos anos 80 e que ainda é referência para muitas bandas japonesas actuais. O tema original é muito bom e bastante catchy, e também dá título ao filme é deles.


Para finalizar recomendamos que vejam o filme pois temos a certeza que irão gostar, nem que seja pela música. Linda Linda Linda viaja entre a irreverência punk e as rivalidades da adolescência com um olhar saudavelmente distanciado. Sem darmos por isso no final do filme já estamos a cantarolar… Linda, Linda, Linda…

Autor:Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.