Tinhamos anunciado aqui no site há uns tempos que a edição de 2023 do Festival MONSTRA que irá acontecer entre os dia 15 a 26 de Março iria homenagear o País do Sol Nascente em colaboração e sintonia com as celebrações dos 480 anos de amizade entre Portugal e o Japão.
É longa e variada a programação deste ano e a escolha dos filmes abrange vários períodos da animação japonesa, desde os seus primórdios aos nossos dias e com diferentes propostas de tipo de animação, desde a mais “tradicional” feita em celuloide até à animação com marionetas. Destas propostas destacam-se os nomes como: Osamu Tezuka, Eiichi Yamamoto, Noburō Ōfuji e Koji Yamamura, que estará presente no evento.
O grande destaque do Festival vai para o filme INU-OH, do aclamado realizador Masaaki Yuasa. O filme é baseado no romance Tales of the Heike: Inu-Oh de Hideo Furukawa, e tem a sua acção no Japão do século XIV e centra-se na amizade entre Inu-Oh, uma dançarina nascida com características físicas únicas, e Tomona, um músico cego.
Depois outro dos momentos altos do MONSTRA será sem dúvida a Restrospetiva Osamu Tezuka apelidado como o “pai do manga”. Nesta retrospectiva poderemos ver 6 curtas animadas entre 1962-1985.
Também vamos poder ver 5 filmes de anime que foram de alguma forma importantes para a história da animação japonesa nos mais variados camos. Assim sendo foram estes os filmes escolhidos para esta secção: Paprika, Bakemono no Ko, o eterno AKIRA, Sky Crawlers do mesmo realizador que Ghost In The Shell e o mega sucesso das gerações mais novas e não só Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba – The Movie: Mugen Train.
Festival de animação sem Studio Ghibli não é Festival por isso os filmes deste icónico estúdio de animação também estarão presentes com alguns dos seus filmes: Ponyo, Kaguya-hime no Monogatari, Porco Rosso, Pom Poko, entre outros.
Os fãs da animação mais alternativa não foram postos de parte, para eles o Festival organizou sessões bastante interessantes com realizadores de topo como é o caso de Koji Yamamura que terá uma exposição com 50 desenhos originais de 4 dos seus filmes, uma retrospectiva e uma masterclass – tudo no Museu do Oriente, onde a MONSTRA regressa 15 anos depois.
Ainda na animação alternativa e independente temos 3 curtas metragens teremos Tyo-Story, realizada por Taku Furukawa, The Magic Fox, da autoria de Tadanari Okamoto e House of Flame, realizada por Kihachiro Kawamoto.
Teremos também um lote de filmes dedicados aos pioneiros da animação Japonesa, onde poderemos ver filmes com quase 100 anos, como é o caso do Kujika (A Baleia) um filme de 1927 realizado por por Ofuji Noburo. Outros filmes que farão parte desta secção serão: Princess of the Moon Palace, de Murata Yasuji, The Spider’s Thread e The Ghost Ship, do mesmo realizador que Kujika e The Monkey’s Island, por Masaoka Kenzo.
E é com a secção “para adultos” que o MONSTRA encerra o seu cartaz. Mostrando assim todos os tipos de animação para também satisfazer a todo o tipo de público. Neste segmento teremos dois filmes: As Mil e uma Noites, de Eiichi Yamamoto e o Cleopatra, realizado por Osamu Tezuka e também Eiichi Yamamoto.
Feitas as contas, o evento deste ano contará com a exibição de mais de 400 filmes de animação de todos os cantos do globo (com 50 países representados), no Cinema São Jorge – o epicentro da MONSTRA. O Festival também estará em outras salas de Lisbos: na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Cinemateca Júnior, UCI El Corte Inglés e Cinema City Alvalade.
Em resumo e muito importante, um festival a não perder para todos aqueles que são fãs do Japão ou do cinema de animação.