O lendário realizador japonês Koji Wakamatsu faleceu hoje com ferimentos graves depois de ter sido atropelado por um táxi. Tinha 76 anos de idade.
A notícia foi dada pelos media no dia 16 de Outubro e confirmada por Shinobu Terajima, uma das actrizes fetiches do realizador e que participou nos três últimos filmes de Wakamatsu incluindo o sucesso do Festival de Berilm, Caterpillar.
Nascido em 1936 na prefeitura de Miyagi, Wakamatsu começou a sua carreira como assistente de realização em dorama (nome dado às séries de televisão no Japão), mas rapidamente se fartou e decidiu investir e entrar no mundo dos “pink movies”, um estilo de cinema japonês para adultos, que muita das vezes é associado ao cinema experimental, baixo custo com mensagens políticas.
O sucesso de Wakamatsu foi imediato com os seus filmes eróticos e em 1965 participa no Festival de Berlim com o filme “Secrets Behind The Wall”. Outros sucessos se seguiram “The Embryo Hunts In Secret” (1966), “Go, Go Second Time Virgin” (1969) e “Ecstasy Of The Angels” (1972).
Também ficou famoso por co-dirigir com Masao Adachi o documentário “Red Army/PFLP: Declaration of World War” que fala sobre o exército da Palestina e também ter produzido com Nagisa Oshima o polémico “Ai no Corida” (que na versão portuguesa teve o título de “O Império dos Sentidos”).