Loading...
ArtigosCinema

OH! Mikey (aka The Fuccons)

É bastante difícil catalogar Kyupi-Kyupi, um dos mais conhecidos colectivos artísticos nipónicos actualmente. Misturando instalação video e performance, Yoshimasa Ishibaschi, Mazuka Kimura, Koichi Emura and Mami Wakeshima, misturam a glossy cultura popular japonesa com imagens de neo-burlesco e comédia grotesta de forma a transmitirem uma visão bastante provocante da realidade mediatica actual.

Se já conceituados no panorama da Arte actual, com exposições/performances nos mais conhecidos museus mundiais, Kyupi-Kyupi ganharam uma exposição mediática ainda mais abrangente com a sua série de curtos skethes cómicos OH! Mikey, originalmente transmitidos no bizarro programa Vermilion Pleasure Nightda TV Tokyo, um dos veículos mediáticos que Kyupi-Kyupi usou para propagar as suas máximas artísticas, marcadas pelo Kitsch, o burlesco de contornos soft-core e o humor negro.

Em traços gerais o que trouxe mais popularidade à esta série foram os seus ‘actores’. Não tendo recursos para contractar actores estrangeiros que podessem simular uma telenovela americana, uma das paixões de adolescência do front-man Ishibaschi, o colectivo usou manequins de loja, com aspecto ocidental, para encenarem as vicicitudes de uma familia americana, os Fuccons, a viverem no Japão devido aos negócios do patriarca da familia.

O casal Fuccon, James e Barbara e o seu ‘rebento’ Mike, com as suas expressões faciais congeladas vão vivendo as suas aventuras de Gaijin num país culturalmente diferente, com consequencias algumas a roçar o polémico, revelando uma das mais sarcásticas diferenças culturais entre os dois países. Perante as aventuras de Mickey, muitas vezes marcadas por uma sexualidade pré-adolescente bizarra, os manequins vão encenando uma das comédias mais negras vistas em algum canal televisivo.

OH! Mikey rapidamente ganhou um estatuto de culto quer junto de algum do público nipónico mais jovem, ampliado logo de seguida devido a vários website com video streaming como o YouTube, levando à decisão da TV Tokyo de incluir o programa numa slot priviligiada nos sábados à noite.

Agora que se tornou um fenómeno ‘global’, OH ! Mikey está, ironicamente, a ser exibida actualmente nos EUA com o título The Fuccons, no já lendário G4’s Late Night Peepshow (no canal de cabo G4) e com a edição em DVD na primeira season o fenómeno de popularidade destes manequins está no seu auge, falando-se já em restaurantes temáticos(!) com o universo destas bizarras personagens.

Escrito por: Nuno Barradas ( bitlogger.blogspot.com )

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.