Ontem (20 de Fevereiro), na 60º edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, a actriz japonesa Shinobu Terajima recebeu o Urso de Prata de melhor actriz por sua atuação como Shigeko no filme Caterpillar (キャタピラー).
A homenagem foi recebida pelo realizador, Koji Wakamatsu que falou sobre a sua actriz favorita: Ela tem coragem de actuar sem maquilhagem, mesmo sendo uma tremenda estrela. Eu não tinha certeza se uma actriz tão grandiosa aceitaria participar num filme cujo realizador foi objecto de algumas críticas. Mas quando ganhei coragem para a convidar, ela aceitou.
A história de Caterpillar acontece em 1940, durante a 2ª guerra sino-japonesa, de onde retorna o tenente Kurokawa honrado e condecorado com muitas medalhas, porém inválido, sem pernas e braços. As atenções então se voltam a Shigeko, sua esposa ela deve servir de exemplo, se sacrificando para fazer as vontades do marido, herói de guerra, honrando o imperador e toda a nação. No entanto, sua reacção pode ser vista no trailer abaixo: