Nascido em Motohisa Nakadai a 13 de Dezembro de 1932 (embora algumas fontes refiram 1930 como a data do seu nascimento), Tatsuya Nakadai (达矢仲代) é um dos grandes actores do cinema japonês a par de Toshiro Mifune.
Tornou-se uma estrela depois de ter sido descoberto pelo realizador Masaki Kobayashi numa loja em Tóquio onde trabalhava como vendedor. No início da década de 60, ele trabalha com um grande número dos mais conhecidos e famosos realizadores japoneses, e interpretando vários personagens com os principais actores, chegando mesmo a participar em alguns filmes (Sanjuro, Yojimbo, entre outros) do grande mestre Kurosawa.
No entanto, a sua longa colaboração com o realizador Masaki Kobayashi convida a uma comparação entre a relação de trabalho entre Toshiro Mifune e Akira Kurosawa. Nakadai está presente em 11 filmes Kobayashi, incluindo a trilogia sobre a condição humana (Ningen no Joken), Harakiri e Kwaidan.
É em 1953 que Nakadai inicia a sua carreira de actor, com o filme “Kabe Atsuki heyade” (em português, A Casa com paredes grossas) e um ano mais tarde participa como um figurante especial no clássico Sete Samurais de Akira Kurosawa, onde representa um samurai a caminhar pela cidade.
Ao longo da sua extensa carreira, ele representou inúmeros papeis onde os seus personagens tinham diferentes idades da sua idade verdadeira. Como exemplo temos os filmes Seppuku (1962), onde interpreta um samurai na casa dos cinquenta, quando ele tinha 33 anos; em Kwaidan (1964), representa um lenhador 18 enquanto ele tem 36 e em Ran (1985) é um imperador de quase 80 anos, quando ele tinha 56.
Nakadai repartiu a sua carreira de cinema com a do teatro, onde também deu cartas com a sua representação lendária da peça Hamlet de Shakespeare. Anos mais tarde (1975), decide fundar uma escola de teatro com a sua mulher, Tomoe Ryu.
Depois da morte da sua mulher, Nakadai representou apenas papeis secundários, como figurante ou mesmo narrador, mas em 2002 volta a representar um papel principal no filme “Shiroi inu para warutsu wo” (Dançando com cães brancos), um drama de um homem idoso após a perda de sua esposa.
Actualmente com 81 anos e com mais de 150 filmes no seu curriculum, Nakadai ainda continua a aparecer no grande ecrã quer em cinema quer dando voz a personagens em filmes de animação como é o caso de Giovanni no Shima ( A ilha de Giovanni) produzido pelos estúdios Production I.G e que estreou no passado mês de Fevereiro.
Tatsuya Nakadai é um dos grandes actores da história do cinema japonês bem como do cinema mundial, que trabalhou com realizadores de topo Masaki Kobayashi, Akira Kurosawa, Hideo Gosha, Kon Ichikawa ou Mikio Naruse. Para muitos se existiu um “rival” do mítico actor Toshiro Mifune esse só podereia ser Tatsuya Nakadai.
Escrito por: Fernando Ferreira