Loading...
ArtigosCinema

Tokyo: The Peculiar Traveler

Depois de um dia cansativo de aulas e conclusão de trabalhos, chego finalmente a casa e como não podia deixar de ser, uma das primeiras coisas que fiz foi passar pelo feed de notícias do Facebook. No meio dos já rotineiros memes com piadas de há trinta anos atrás, fotografias de teenagers a fazer as suas típicas poses e imagens de gatinhos bebés, encontrei por mais de uma vez um vídeo intitulado Tokyo: The Peculiar Traveler (ou em português, Tokyo: O Viajante Peculiar). Como podem adivinhar, bastou uma leitura rápida do título para a minha curiosidade me “obrigar” a clicar no link.

Mergulhado num peculiar sucesso de internet (na altura da conclusão deste artigo o vídeo tinha sido colocado no Vimeo há apenas 21h, possuindo mais de 4663 visualizações), Tokyo: The Peculiar Traveler propõe-se a ser uma espécie de compilação de momentos marcantes de uma viagem a Tokyo. “Visitámos Tokyo em Março e gravei imensos vídeos. Compilei tudo usando uma montagem típica mas depois diverti-me um pouco a fazer experiências com voiceover, acabando com este pequeno e estranho programa de viagens. Achei ser um formato interessante para transformar aquilo que é essencialmente um diário de viagem em algo acessível a todos.” – afirma o realizador, Alex Cornell, na pequena descrição do vídeo.

Aquilo que poderia ser mais um típico vlog de mais um típico turista, torna-se numa mistura de Mockumentary com o tal programa de viagens de que nos falava Cornell. A primeira imagem que vemos como thumbnail, a de Nicole (sua acompanhante de viagens) olhando para a cidade, é acompanhada de propositadas falsas premiações que servem não apenas para confirmar que o vídeo será sem dúvida uma experiência peculiar mas também, quiçá, uma crítica ao facto de muitos de nós dar mais valor a uma obra fílmica quanto esta foi já premiada num qualquer festival.

Sem querer falar muito sobre o conteúdo deste primeiro episódio, por achar que esta experiência deve ser vivida sem muita informação prévia (e deixando uma análise mais profunda para próximos episódios), posso adiantar que embora seja sem dúvida dentro de um formato humorístico e de quase “troça”, não deixa de lado o fundamental: mostrar o vlog diário de dois turistas em Tokyo, desde a fantástica vista da cidade, aos divertimentos nocturnos insólitos, à culinária ou a um pequeno e básico guia turístico, entre outros elementos.

Embora no fim saiba a pouco, abre o apetite para os próximos episódios não apenas pelo conteúdo mas também pelo formato deveras peculiar. Aconselho todos a darem uma vista de olhos e a serem guiados pela capital do Japão por um narrador tudo menos convencional.

Para terminar deixo aqui a página do Vimeo e o Site Oficial deste artista promissor para quem tiver curiosidade em conhecer o seu trabalho. Fica também o Site de Nicole onde podem ver mais algumas imagens.

Escrito por: Ângela Costa

2 comments
    1. Ângela

      Olá! Infelizmente só agora vi o teu comentário! :C Provavelmente já sabes qual o nome da música mas deixo aqui de qualquer forma: “The Mother we Share” dos CHVRCHES”. E tens razão, a música foi muito bem escolhida ^.^

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.