Apesar de gostar do género, não é comum eu ver filmes de ficção-científica japoneses, à excepção claro das séries de Tokusatsu (séries com efeitos especiais) ou Kaiju (filmes de monstros, tipo Godzilla).
No entanto, no ano passado (2013) saiu “Toraberaazu (Travelers) Jigen Keisatsu”, que poderiamos traduzir para português como “Viajantes: Polícia Dimensional”, um filme que me despertou a atenção e a curiosidade pelo cartaz promocional. Nele víamos duas meninas super-kawaii vestidas de uniformes à frente de um veículo de duas rodas bastante idêntico à mota do clássico filme de Otomo Katsuhiro, Akira. Depois de ver o elenco deste filme não hesitei e coloquei-o na lista de filmes a ver.
O filme ambienta-se num cenário futurista com viagens entre mundos paralelos, e segue a história, da agente policial Ai, interpretada por Nao Nagasawa (Nipuu Sentai Hurricanger), que viaja para uma dimensão conhecida como “Retroworld” onde existe uma organização criminosa de nome “Doubt” (ダウ Dauto ? ). É nesse mundo que Ai encontra a sua ex-parceira, Yui (papel interpretado por Ayumi Kinoshita (Tokusou Sentai Dekaranger).
Nessa dimensão YUI é uma terrorista e Ai tem que tentar ajudá-la a voltar ao mundo real e convence-la a abandonar a vida que leva nessa realidade paralela. As duas travam uma instigante batalha (ao ponto de apontarem as suas respectivas armas de uma para a outra) que abrange as todas as dimensões que visitam ou foram obrigadas a visitar.
No elenco deste filme podemos encontrar um grande número de actores do universo tokusatsu e que de certeza fará os fãs do género verem este filme: Yuuko Takayama (Kamen Rider Wizard), Kenji Ebisawa (Engine Sentai Go-Onger), Kouhei Yamamoto (Ninpuu Sentai Hurricanger) e Kentaro Shimazu (Zyuden Sentai Kyoryuger).
Na produção temos Koichi Sakamoto como realizador, Takeshi Koike (o director de Animatrix “World Record”) como design de mechas, enquanto isso, temos Hayashi Sotaro (Ultraman Max) responsável pelo argumento, Yasushi Nirasawa (Final Fantasy: Spirits Within) como design de personagem, as motos são desenhadas por Atsushi Takeuchi (Ghost in the Shell) e os figurinos estão por conta de Dango Takeda (Kamen Rider, Gantz).
A produção do filme conta ainda com bastantes efeitos especiais, excelentes cenas de acção criadas em CG e muitas cenas sensuais com as duas actrizes j-idol para o delírios dos fãs.
A música tema do filme é “Face Free”, sob a interpretação de Raychel, um nome desconhecido mesmo para aqueles que sejam o mundo do jpop.
Assim em jeito de nota final, digo-vos que Toraberaazu (Travelers) Jigen Keisatsu é um filme com um “plot” interessante e “catchy”, mas não agradará a toda a gente, a não ser que sejam adeptos do estilo tokusatsu ou daqueles que gostam de ver j-idols com armas em lutas espectaculares e “sensuais” ^_^
Escrito por: Fernando Ferreira