Quem conhece o Japão sabe bem que a doçaria japonesa não é vasta mas que a maioria deles apresentam sempre um fino paladar e um design de tirar o fôlego, como são os doces Wagashi (和菓子).
No entanto, existem alguns Wagashi que são mais “caseiros” e comuns a todos japoneses e encontram-se em qualquer loja ou supermercado (na sua forma mais industrializada, mas sem perder o tão característico sabor artesanal). Acima de tudo estes doces fazem parte da cultura e da história do país do Sol Nascente há séculos, e por esse motivo decidimos escolher os cinco doces mais tradicionais do Japão.
Kasutera
Era inevitável começar por este doce… Levado pelos portugueses para o Japão no século XVI, o Kasutera (castella) é a versão japonesa para o nosso pão de ló português. É mais firme e mais doce do que outros tipos de pão de ló existentes, e é comum levar uma camada fina de açúcar granulado para lhe dar uma pequena textura e um sabor mais adocicado. Para saber mais sobre este doce japonês leia o artigo aqui.
Yokan
É provavelmente um dos doces mais antigos do Japão, e tem sido apreciado de variadíssimas formas há mais de um milénio. O Yonkan é feito a partir do kanten (ler artigo), uma geleia derivada da ebulição das algas. A sua simplicidade e versatilidade faz com que seja um dos doces mais populares do país. Alguns Yokan podem conter anko (pasta de feijão vermelho), castanha ralada, figo ou batata-doce.
Manju
Apesar de fortemente ligado à culinária nipónica, o manju é um doce originário da China. O manju é uma massa recheada com anko (pasta de feijão vermelho), um dos ingredientes básicos da maioria dos doces japoneses, chamados de wagashi. Estes bolinhos podem também ser preenchidos com batata-doce ou pasta de castanha.
Oshiruko
É uma sobremesa mais uma vez feita com feijão azuki cozido em água com açúcar e servida com moti, um bolinho feito de arroz glutinoso moído em pasta e depois moldado. Há um prato semelhante chamado zenzai no qual os grãos de feijão-azuki são prensados. Pode ser servido de duas maneiras: frio durante o verão ou quente no inverno. As sobras da confecção do Oshiruko podem ser congeladas e servirem para fazer gelados que também é uma sobremesa popular entre os japoneses.
Dango
É uma sobremesa que aparece bastante nos desenhos animados japoneses e uma das sobremesas mais apreciadas entre os jovens e adultos. O Dango (ler artigo) é uma bolinha feita de mochiko (farinha de arroz), e que pode ser doce (com anko) ou salgado (com shoyu). Normalmente vem três bolinhas num Kushi (espetos de bambu) e dependendo da estação do ano e da localidade existem várias formas de serem consumidos.
Existem outros doces, mas estes são provavelmente os mais populares entre os japoneses. Se vos abriu o apetite ou se simplesmente são gulosos, avisem-nos porque poderemos colocar mais uma rodada de cinco doces só porque pediram…
Ittadakimasu!!!
Escrito por: Fernando Ferreira
Mariana chan
Agora só falta um workshop para aprender a fazer os bolinhos!
t3tsuo
De certeza que deve haver em Lisboa workshops de doçaria japonesa. É uma questão de procurares.
eduardo
bom
Santos Barão
*****
Helena
Desses eu só comi o manju – talvez não fosse muito bem-feito, porque não achei muita graça. Dos doces japoneses que tive a chance de provar até hoje, o meu favorito é o dorayaki, que não aparece aí – é uma panqueca dourada recheada com anko ou creme, tipo um alfajor.
t3tsuo
Pois não está porque provavelmente toda a gente conhece o dorayaki do anime Doraemon, apesar de se calhar a maior parte das pessoas também ainda não o terem provado.
De qualquer forma, não sei se reparaste mas ainda tens para ver mais doces japoneses:
– http://www.clubotaku.org/niji/cultu/5-doces-tradicionais-do-japao-parte-ii/
– http://www.clubotaku.org/niji/cultu/5-doces-tradicionais-do-japao-parte-iii/
harry
caramba que bacana! eu sempre compro doces japonenses na karamel!