O Japão é uma língua díficil de falar e escrever. O seu sistema de escrita ultrapassa os 100 símbolos fonéticos (hiragana e katakana) e ainda tem os milhares de kanji (caracteres chineses).
Diz-se frequentemente que é preciso mais ou menos 10 anos para ficarmos à vontade com á língua japonesa.
Mas existem muitas coisas que podemos dizer em japonês usando simplesmente as nossas mãos, nariz, braços ou outras formas sugestivas de linguagem corporal. Muitas pessoas acreditam que consiguimos falar com o corpo, os japoneses utilizam 120 gestos diariamente para exprimir algumas acções, sentimentos ou outros significados.
Alguns desses gestos, foram perdendo-se ao longo do tempo e ainda estão a perder-se. Calcula-se que até ao final da década permanecerão 70 gestos, os mesmos que vemos nesta publicação da StoneBridge Press.
“70 japanese gestures” é uma compilação de linguagem gestual usada no dia-a-dia no país do sol nascente. O livro escrito por Hamiru Aqui mostra-nos uma mistura de vários gestos populares (formais, calão e infantis) entre os japoneses.
Gestos esses que vão dos mais formais, como por exemplo o ojigi (vénia) ou seiza/agura, nomes atribuídos às duas posições que os japoneses usam para se sentar; até aos gestos ofensivos, o busu (feio) ou okama (gay).
Um excelente livro de instruções para estudantes de japonês, professores, homens de negócios ou simplesmene curiosos e adepotos da cultura japonesa. Altamente recomendado e muito divertido.
Autor:Fernando Ferreira