Loading...
ArtigosCultura

A história do Quimono (parte III)

O quimono é talvez uma das vestes asiáticas que mais inspira curiosidade e fascínio, e talvez por isso aos poucos e poucos foi-se espalhando pelo mundo. A maioria das pessoas teve o seu primeiro contacto com quimono através de uma Gueixa, que é um dos ícones mais populares do Japão.

1

Estas mulheres, chamadas de Geiko (pessoa das artes) na zona de Quioto, são conhecidas pela sua beleza e pela forma como perpetuam as tradições japonesas, tais como, a dança, a caligrafia, a arte da conversação e da cerimónia do chá.

São elas que vestem os quimonos mais caros e belos do mundo. Claro que existe também quem tenha visto pela primeira vez um quimono em fotos de revistas japonesas, ou mesmo imagens que correm o mundo. O que é certo é que ninguém fica indiferente, e hoje em dia a comunidade mais reconhecida de quimono é a Immortal Geisha.

Esta comunidade foi fundada por Naomi Graham Hormozi em 2001, uma entusiasta americana pelo quimono que estava farta de não encontrar muitas informações sobre kitsuke (a técnica de vestir quimono, a arte de o vestir. Não existe uma tradução concreta, pelo que a maioria a traduz como Coordenação do quimono), artes tradicionais japonesas e a cultura das gueixas. Naomi começou a fazer pesquisas, a coleccionar fotos “vintage” e a escrever artigos, ao que acabou por construir o que é hoje a maior comunidade internacional sobre quimono e cultura japonesa, e também o maior site com todo tipo de informações relacionadas.

2

Na Immortal Geisha, existem não só membros da América, mas também da Europa e Ásia, que partilham conhecimentos entre si, organizam desfiles de quimono, eventos, entre muitas outras actividades. Na Europa também começou à pouco a surgir uma comunidade de quimono na Holanda (Oranda Kitsuke), Reino Unido (Kimono de Jack UK) e Alemanha, e foram também surgindo pessoas interessadas em Moscovo, França, Finlândia, Polónia, Espanha e também em Portugal.

3

Cá na Europa os apaixonados por esta vestimenta tradicional japonesa costumam fazer quimono de Jack (evento onde pessoas vestidas de quimono se juntam num sítio específico como por exemplo um jardim, uma praça, etc para tirar fotos, conviver e demonstrar a cultura do quimono que tanto adoram). Este evento com origem no Japão rapidamente se transformou num evento à escala mundial para todos aqueles que gostam de se vestir nesta roupa tradicional japonesa.

O quimono é possivelmente a indumentária mais internacional e na moda de todos os tempos, que visa expandir-se ainda mais através de todas as formas e estilos.

Parte I – A história do Quimono
Parte II – Quimonos no Japão Contemporâneo

Fotografias: © Ricardo Ribeiro, © Oranda Kitsuke e © Kimono de Jack UK

Escrito por: Kimino Chiyo ( www.facebook.com/Kimono.Pt )

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.