Para os mais distraídos ou para aqueles que não se interessam muito pela cultura mais tradicional do Japão, relambramos que ainda está patente até ao dia a 27 de Março de 2019 no Palácio Nacional da Ajuda em Lisboa uma exposição fantástica intitulada “Uma História de Assombro – Portugal-Japão Séculos XVI-XX”.
Esta exposição é comissariada por Alexandra Curvelo e Ana Fernandes Pinto (U. Nova /FCSH), organizada pelo Palácio Nacional da Ajuda / Direção Geral do Património Cultural e pelo Instituto Diplomático / Ministério dos Negócios Estrangeiros a exposição contou com o apoio mecenático da Fujitsu e da Japan Foundation e o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.
A exposição conta com peças de coleccionadores particulares, de instituições públicas e privadas, portuguesas e japonesas. Peças estas que vão desde as lacas e os tradicionais biombos às armaduras e outros objectos raros e fascinantes, alguns expostos pela primeira vez ao público.
Com esta exposição ficamos a conhecer um pouco mais sobre a história do encontro e reencontro entre Portugal e o país do Sol Nascente ao longo de cinco séculos. Uma história de espanto e maravilhamento mútuos, mas de terror também. De aproximações, contendas, tratados, arte e diplomacia. De influências na arte, língua, culinária, religião e na história militar.
Para quem quiser visitar fica a saber que o horário da exposição é de quinta a terça das 10h00 às 18h00. Para mais informações podem enviar um mail para: comunicacao@pnajuda.dgpc.pt ou visitarem o site oficial do Palácio em: www.palacioajuda.gov.pt
Em resumo, uma exposição obrigatória para quem gosta do nosso país e do país da flor de cerejeira.