Loading...
ArtigosCultura

Ando Hiroshige

Nascido em 1797 com o nome de Ando Tokutaro, Ando Hiroshige era filho de um bombeiro de Edo, a quem sucedeu no cargo, hereditário, como usual na altura. Porém em 1811 entrou como aprendiz no estúdio do mestre Ukiyo-e Utagawa Toyohiro, recebendo então o nome de Utagawa Hiroshige.

O seu primeiro trabalho publicado, no campo do livro ilustrado, data de 1818. Durante a década seguinte, Hiroshige publicou vários trabalhos no campo da gravura: figuras de actores, guerreiros e raparigas.

1

Por volta de 1830 iniciou, sob a influência do grande Hokusai, as séries de gravuras de paisagens que o celebrizaram: “”Oito Vistas Famosas de Omi”, “Lugares Famosos da Capital Oriental” e, sobretudo, “53 Estações do Tokaido”, a que se seguiriam “Vistas Famosas do Japão”, “Vistas Famosas de Quioto”, “Oito Vistas Famosas do Lago Biwa”, “69 Estações do Kisokaido”, “36 Vistas do Monte “Fuji” e “Lugares Famosos de Edo: Cem Vistas”.

Sem ser o excêntrico prodigioso que era Hokusai, Hiroshige teve uma enorme contribuição para o desenvolvimento da gravura paisagística, bem como da gravura de flores e pássaros.

2

Na realidade, Hiroshige consolidou a paisagem como forma e adaptou-a ao gosto popular, difundindo-a por todos os estratos sociais.
Desde a publicação da primeira edição das “53 Estações do Tokaido” (considerada universalmente uma das melhores séries jamais publicadas e, juntamente com a sua última série “Lugares Famosos de Edo”, uma das suas duas obras primas) que Hiroshige gozou de grande sucesso artístico e comercial, demonstrado pelas sucessivas reedições e sequelas (entre 16 a 19, sem contar com meras reimpressões) desta magnífica série, embora isso tenha conduzido, nalgumas delas, a um declínio de qualidade provocado pela produção excessiva.

3

No entanto Hiroshige era, quando ao seu melhor, um mestre sem igual no tratamento impressionista da natureza poética da paisagem e continua a ser o mais amado e célebre de todos os artistas japoneses, sendo geralmente considerado, juntamente com Hokusai, o mais alto expoente da gravura Ukiyo-e. Entre os seus pupilos contam-se Hiroshige II, seu genro, Shigekatsu, Shigekiyo e Hiroshige III.

Escrito por: Manuel Paias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.