Loading...
ArtigosCultura

Bonenkai e Shinnenkai

Com a chegada do fim do ano e o ínicio de outro é tradição no Japão organizarem-se umas festas de despedida e boas vindas do ano, as Bonenkai (忘年会) e as Shinnenkai. Estas confreternizações correm geralmente durante o mês de Dezembro entre grupos de amigos ou colegas de trabalho.

Esta tradição remonta ao ano 1400 (séc. XV) no Período Muromachi e tinham o nome de noukai (festa final) e servia para expressar os agradecimentos pelo ano que terminava. No século XVIII, a palavra Bonenkai já aparece escrita em vários documentos para denominar esta celebração, embora a palavra seja utilizada para as várias festas que as companhias organizam para celebrar o final de uma temporada de trabalho, normalmente de Março a Junho. A palavra Bonenkai pode ser dividida em duas: 忘年(Bonen que significa despedida do ano) e 会 (Kai que significa reunião).

Embora os japoneses tenham sido sempre um povo de grandes sentimentos e emoção, também são reservados na hora de exprimir os seus sentimentos aos seus pares, por esse motivo o Bonenkai é uma boa maneira de mostrar e demonstrar de forma pública os seus agradecimentos. Nos casos dos Bonenkai empresariais estas atitudes ainda são mais visíveis, onde os trabalhadores podem sentir-
se mais à vontade, as mulheres podem andar de cabelo solto e mais importante de tudo não precisar-se de estar preocupado com a relação chefe/empregado.

Quando uma empresa decide organizar um Bonenkai tem de ser algumas cosias em conta na hora da preparação. Tentam ter o máximo de empregados na festa por isso é estabelecido um preço máximo por pessoa (normalmente 5.000 ienes aproximadamente 40 euros) que irá servir para cobrir os custos da festa. Mas também existem companhias que pagam o custo total do evento e em vez de fazerem a festa num tradicional izakaya (restaurante onde se celebram a maioria dos Bonenkai) optam por organizar nas próprias instalações.

Depois da passagem de ano os japoneses também têm as Shinnekai (新年会) ou festas de ano novo. Estas também celebrações realizam-se com os companheiros de trabalho. E se perguntarem se nesta festa também se tem o à vontade do Bonenkai, a resposta é afirmativa. Nas festas Shinnenkai o objectivo é desejar-se boa sorte para o ano que começa, de fazer projectos e de trabalhar arduamente dando o melhor de si para não decepcionar os colegas de trabalho.

Embora esta celebração seja muito semelhante ao Bonenkai, nas festas de ano novo podem ser incluídas algumas das tradições mais populares como fazer mochi ou abrir os barris de saquê.

Seja uma ou outra festa, os japoneses dizem que estas duas celebrações também são uma “desculpa” para as pessoas se juntarem e socializarem de uma forma igual hierarquicamente.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.