O desenho a aguarela de uma cena de O Principezinho foi encontrado no Japão e crê-se que seja um original pintado pelo autor do livro, Antoine de Saint-Exupéry, noticiou a agência Kyodo.
O desenho mostra um homem de negócios sentado sobre um planeta e a contar as estrelas como se estas lhe pertencessem. Minory Shibuya, encarregado do Museu de livros ilustrados de Ehon Kiyosato, na província de Yamanashi, no centro do Japão, encontrou o desenho quando visitava uma feira de livros em segunda mão em Tóquio, em 1994. Quando fiz a compra, eu sabia que o desenho era um original. Mas não sabia até que ponto ele era precioso, contou Shibuya, adiantando que só em Fevereiro se apercebeu do seu verdadeiro valor.
O museu adquiriu o desenho, que tem a assinatura do escritor, por 1,2 milhões de ienes (cerca de 7.500 euros).
Segundo a Kyodo, o sobrinho de Saint-Exupéry, François dAgey, de 81 anos, considerou muito provável que o desenho seja autêntico. Tenho tendência para desconfiar do entusiasmo da minha própria família pelos desenhos de Saint-Exupéry, porque nos tornamos muito sentimentais. Mas o desenho é muito provavelmente o original, disse Agey, que se deslocou a Tóquio para verificar pessoalmente o achado.
Responsáveis desta empresa disseram haver muito poucas dúvidas sobre a autenticidade da aguarela porque a tinta e outras características presentes noutros originais são semelhantes às que aparecem na ilustração e porque o número de página escrito no papel corresponde à numeração da primeira edição do livro publicada em 1943″.