Se existe um verdadeiro paraíso para os fãs da cultura japonesa em Portugal, esse local fica na cidade do Porto na KURI KURI, uma loja dedicada exclusivamente à venda dos mais variados produtos do país do Sol Nascente. O ClubOtaku esteve à conversa com Ana Cancela, responsável pela loja.
Antes de começarmos esta entrevista seria interessante os nossos leitores saberem quem é. Não quer fazer uma breve apresentação?
Olá, chamo-me Ana Cancela, tenho 28 anos e sou licenciada em marketing. Gosto muito de viajar, sobretudo para o Oriente, e de fotografar tudo o que me rodeia, a todos os instantes. Tenho dois cães, a Lucy van Pelt e o Iggy Pépe Tony Tony Choper, que me fazem companhia sempre que vejo anime.
A pergunta seguinte é inevitável. Como e quando é que começou tudo isto?
Sempre tive uma paixão muito grande pela Ásia, sobretudo pelo Extremo Oriente e após a minha visita ao Japão em 2005, essa paixão tornou-se ainda maior e o desejo de abrir um espaço relacionado com o país nunca mais me abandonou.
Mas mesmo antes de começarmos a falar da KuriKuri. Gostavamos de saber quais os seus gostos e preferências da cultura japonesa. O que é que lhe fascina mais a cultura pop ou a mais tradicional?
Um misto das duas. Aliás, o facto que mais me encantou durante a minha estadia no Japão foi exactamente esse, a perfeita harmonia entre o design de vanguarda (cinema, moda, cultura urbana e pop) e o lado mais ancestral, a vastíssima história milenar, o respeito pelo próximo (seja ele um animal ou uma árvore) e o extremo civismo de toda a população.
A loja tem tido bastante divulgação na comunicação social quer imprensa escrita como nos canais audiovisuais. Apesar de ser uma loja com poucos meses de vida, que balanço fazem desde o dia de abertura até hoje?
Extremamente positivo. A loja inaugurou a 29 de Novembro de 2008 pelo que fazer um balanço com apenas 2 meses e meio de existência é um pouco difícil, mas contudo, é inegável o poder que os media têm na divulgação. Temos recebido na loja visitas de pessoas de todo o país, sendo que algumas deslocam-se de Leiria, Lisboa e Coimbra de propósito para visitarem a Kuri Kuri, facto que me deixa muito orgulhosa.
Que tipo de pessoas vos visitam e qual tem sido a receptividade à loja? Quais os produtos mais procurados?
Apesar de existir alguma confusão entre as culturas chinesa e japonesa (sobretudo nas pessoas mais idosas), a receptividade tem sido maravilhosa.
As pessoas mostram-se muito curiosas e disponíveis para receberam informações sobre o país.
Para além do propósito comercial, a loja reveste-se também de uma intenção pedagógica, promovendo e divulgando a cultura japonesa.
De entre os produtos mais procurados destacam-se os doces (Pocky, rebuçados de chá verde e de cereja), os utensílios para o sushi assim como os ingredientes para a sua confecção, papel de origami, tecidos japoneses e figuras em vinil de manga e anime.
Presumo que grande parte dos vossos clientes sejam os fãs da banda desenhada japonesa (manga) e da animação japonesa (anime). Como vêem este fenómeno em Portugal?
Creio que é um fenómeno cada vez mais alargado e interessante.
Estivemos presentes este fim-de-semana no Yukimeet, encontro de anime e manga, no Porto, e a afluência foi incrível.
Os jovens de 15/20 anos mostram um interesse enorme em séries como Naruto, One Piece, Evangelion, Full Metal Alchemist,… e o desfile de cosplay foi prova disso mesmo.
E o resto? Acham que existe uma boa divulgação da cultura japonesa em Portugal?
Creio que comparativamente à uns anos atrás, a divulgação do Japão no nosso país está cada vez mais alargada, sobretudo essencialmente pelo interesse cada vez maior nos anime e manga, nas artes marciais, no sushi e origami.
Isto leva-nos a fazer outra pergunta. Está na vossa perspectiva organizar eventos, workshops relacionados com a cultura japonesa?
A loja será o ponto de partida de divulgação de todos os eventos relacionados com o Japão e irá promover diversos workshops (origami, ikebana, caligrafia japonesa, sushi,…), assim como concursos (haiku, criação de peças originais em origami) assim como funciona como galeria de arte, a qual alberga de momento quadros da pintora Misun, de Osaka.
Querem deixar algumas palavras para os leitores do ClubOtaku?
Sim, apenas que cultivem cada vez mais o gosto pelo Japão e que visitem o país, caso ainda não o tenham visitado, pois é uma viagem surpreendente.
Deixo-vos a informação necessária para poderem fazer uma visita:
Kuri Kuri – Loja Japonesa
Rua do Rosário, 242 – Porto
Horário:
2feira a sábado das 11h às 20h, encerra das 13h às 13h30 para almoço.
Autor: Fernando Ferreira
Ana
Domo arigato gozaimasu, pela divulgação e pelo óptimo texto.
O Japão é uma cultura fascinante e tenho um prazer constante por falar nele todos os dias.