A Tokyo Station é uma loja dedicada à moda japonesa. Em Dezembro (2015) estivemos há conversa com uma das responsáveis para sabermos um pouco mais sobre esta nova loja que de certo fará as delícias da comunidade de fãs da cultura japonesa. Esta foi a entrevista:
Para começar, podes-te apresentar aos nossos leitores?
Olá a todos! Eu sou a A-CHAN, uma das pessoas responsáveis pela loja Tokyo Station, mais especificamente da zona de roupa e acessórios de marcas japonesas. Anteriormente já tinha trabalhado com a MELT! (https://www.facebook.com/meltharajuku/), uma loja online dentro do mesmo universo, por isso é possível que já nos tenhamos cruzado algures, pois estivemos presentes em algumas convenções do género!
Apesar da Tokyo Station ser uma loja relativamente nova, sei que este sonho já começou há algum tempo. De onde surgiu a ideia?
Ao longo dos anos, fui acumulando roupa e acessórios de marcas japonesas. Comecei então a vender online, nos vários grupos e comunidades que existiam para o efeito. Ao fim de alguns anos decidi criar a MELT!, uma loja online dedicada a um universo alternativo, com especial atenção dada ás marcas japonesas, sempre com a intenção de tornar os preços o mais acessível possível, pois estávamos a passar por tempos financeiramente delicados no país.
O passo seguinte, seria pois claro, a loja física. O feedback positivo dos clientes incentivou-nos a seguir em frente, e hoje cá estamos.
Porque escolheram o nome Tokyo Station?
Queríamos um nome que nos representasse a nós e o produto que iriamos vender, que iria deixar de ser apenas roupa e acessórios e começar a ser tudo o que estivesse relacionado com a cultura POP japonesa. Num momento de inspiração surgiu o nome “Tokyo Station”, ou seja, um ponto de encontro, uma paragem em Portugal, onde pudéssemos estar todos um pouco mais perto do Japão.
Sendo o foco da loja a moda japonesa pergunto, de onde vem o interesse por este elemento? Desde pequenos que se interessavam por moda ou foi algo que se enraizou mais tarde?
Olhando para trás, sempre gostámos do alternativo. No meu caso, sempre procurei nas lojas que tinha á disposição peças que me agradassem, sem nunca seguir um estilo em particular. Só quando tomei conhecimento da moda de rua japonesa é que comecei a levar tudo mais a sério.
E o interesse pela moda japonesa em específico?
As fotografias e revistas de moda de rua japonesa foram um ponto de viragem . Eu queria ter aquele aspeto, e mais importante que tudo, eu queria usar aquelas marcas. Não podia ser réplica, tinha que ser o original. Foi assim que começou.
Já alguma vez visitaram o Japão? Se não, gostariam de visitar um dia? Se sim, tencionam voltar?
Sim varias vezes! Toda esta paixão por roupa tinha que culminar em viagens ao Japão. Voltarei assim que possível!
Regressando à Tokyo Station, que marcas poderemos encontrar na vossa loja?
As principais marcas de roupa alternativa japonesa. A revista KERA ajuda-nos muito a selecionar quais as marcas que queremos comercializar. São elas: Algonquins, Super Lovers/Lover’s Rock, Hellcatpunks, h.Naoto, Deorart, Peace Now/Black Peace Now, Sex Pot Revenge.
Quando visitei a vossa loja reparei que têm à venda outros produtos como mangas e Cds. Poderemos contar com ainda mais produtos deste género no futuro ou irão manter-se focados na moda japonesa?
A moda japonesa é apenas um dos aspetos, apesar de ser um dos principais. No futuro, para além da roupa e acessórios, queremos apostar mais também em outras áreas, como os cd’s/dvd’s de artistas japoneses, merchandising de bandas, revistas, etc. O manga/anime é um extra, mas não é o nosso foco principal. Para isso, já existem muitas e boas lojas!
Qual tem sido a reação do público? A Tokyo Station tem chamado mais a atenção do público já familiarizado com a cultura japonesa ou têm sido igualmente visitados por um público que não está especificamente interessado no Japão?
Por mais estranho que possa parecer, a grande maioria dos nossos clientes não está diretamente interessado em moda japonesa. Quem nos visita são pessoas com um estilo diferente e original, que procuram peças únicas e de qualidade, a preços acessíveis. O preço médio da nossa gama de marcas japonesas em 2ª mão está entre os 10,00€ – 12,00€, que é um ótimo preço tendo em conta o facto de serem importações. Não vendemos réplicas/falsificações, apostamos em produtos originais, logo a qualidade está assegurada.
Gostariam de dizer mais alguma coisa aos leitores do Club Otaku?
Obrigado por terem lido esta entrevista! E não se esqueçam de nos visitar! A nossa loja fica a 5 minutos da estação do Pinhal Novo, na linha da Fertagus. Se precisarem de ajuda, há sempre alguém pronto a ir-vos buscar á estação.
Passamos também música e vídeos de música japonesa, e funcionamos também como um pequeno ponto de encontro, onde se podem sentar e conviver um pouco com outras pessoas com gostos semelhantes aos vossos. Apareçam!
Não se esqueçam também de passar no nosso canal de youtube onde poderão ver um vídeo dedicado à loja!
Fica aqui o link: Tokyo Station na Niji TV
Entrevista por: Ângela Costa
M.A.
Entrevista interessante, desconhecia a loja. No entanto, um ponto importante que não encontrei.. onde se localiza?
M.A.
Nevermind, falhou-me a última pergunta. Mas não é muito específico x.x vou ver se a encontro!
Ângela
(https://www.facebook.com/tokyostation.pt/?fref=ts) Na página deles tem lá o mapa e se precisares eles vão ter contigo à estação 🙂 Se mandares mensagem eles também te explicam melhor se for necessário. São bastante simpáticos e respondem rápido.
t3tsuo
Ou então também podes ver o video que fizemos para a NIJI TV.
Aqui fica o link: https://youtu.be/uVUcFTpm2Jw~