No ano em que se comemoram 470 anos da chegada dos primeiros portugueses ao Japão, o Museu do Oriente apresenta uma exposição de Masaaki Miyasako, um dos mais prestigiados artistas japoneses da actualidade.
Referência maior da arte nipónica contemporânea, pelo seu talento e sensibilidade, e pelo que nos transmite de uma identidade tão rica, Masaaki Miyasako é conhecido internacionalmente por reutilizar uma técnica antiga da pintura japonesa, datada do período Edo (1603-1868) que consiste em pintar também o tardoz da tela ou do desenho, com o intuito de acentuar a cor.
O recurso a esta técnica, fruto da formação e da investigação feita na área da conservação e restauro, em que o autor se foi destacando, importa o passado para a contemporaneidade, numa demonstração de que a simbiose deste com o presente continua a ser um tema muito apreciado na arte japonesa.
A presente exposição, integrada no périplo europeu do artista, o qual incluiu passagens por Moscovo, São Petersburgo e Budapeste, contou com a colaboração do International Art Management.
A exposição vai estar patente no Museu do Oriente nas Galerias Sul e Nascente de 20 Novembro a 29 Dezembro com entrada livre.