Loading...
ArtigosCultura

Fugu

Se existe um peixe que os japoneses e todos os que gostam de comida exótica conhecem bem, é o Fugu. Com o nome científico de Tetraodontidae, o fugu é também conhecido como peixe-balão por ter a capacidade insuflar como uma bola, e é um peixe altamente cobiçado para a cozinha “exótica” japonesa.

O problema deste peixe-balão, é que para além de ser bastante saboroso é também dotado de um veneno letal, que está presente na sua pele e em alguns órgãos internos. Esta caracteristas, leva a que esta iguaria seja só preparada e servida por “chefs” credenciados pelo Governo japonês depois de terem tirado uma especialidade de três anos. Neste curso, o especialista aprende a retirar o veneno concentrado no fígado e na pele do peixe sem que a carne seja contaminada.
O fugu contém o veneno tetrodotoxina (TTX), que é dez vezes mais letal que o cianeto e que age como bloqueador do canal de sódio. O veneno mata a vítima por asfixia provocada pela paralisação paulatina dos músculos do corpo (pés, mãos, cérebro, pulmões e coração). Não existe antídoto para o veneno.

Um facto curioso para este prato e sabendo que o peixe é venenoso, é comum os “chefs” deixarem um pouco do veneno para sentirmos os efeitos de uma boca e lábios dormentes. Há opiniões diversas, mas quem já provou e viveu para contar diz que o sabor da carne de fugu nem é tão bom assim, além de a carne ser um pouco rija.

Uma refeição completa de fugu tem um preço bastante elevado. Em alguns restaurantes americanos onde a iguaria é servida, o prato chega a custar mais de US$350, enquanto no Japão, chega a 20 mil ienes (cerca de 200 euros). Por ser tão cara, a carne do fugu é cortada em fatias finíssimas para aproveitar o máximo – as fatias são tão finas, que é possível ver o fundo do prato através da carne.

O fugu pode ser comido cru, como sashimi (fugu sashi), arrumado no prato em forma de crisântemo, frito e servido no saquê quente (hire-zake) ou cozido no vapor com legumes (fugu shiri).

Como nota final, digo-vos que quero experimentar um dia destes apesar do governo japonês calcular que cerca de 20 mortes por ano são causadas pelo envenenamento por fugu. Por ser uma iguaria “especial”, este é o único alimento que não pode ser servido ao imperador japonês.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.