Loading...
ArtigosCultura

Furoshiki

Remonta ao período Nara, o uso do furoshiki, um tipo de pano tradicional que servia para transportar roupas, presentes ou outros bens. O nome deriva do período Edo onde era prática comum usá-los para agregar roupa quando as pessoas dirigiam-se para os Sento (banhos públicos). Antes de ser associado a banhos públicos, furoshiki era conhecido como hiradzutsumi (dobrado).

O uso prolongado do Furoshiki até aos nossos dias foi sem dúvida devido à sua utilidade de servir como um meio de transporte para os comerciantes protegerem os seus produtos e depois os oferecerem aos seus clientes.

O Furoshiki moderno pode ser feito com uma enorme variedade de tecidos, incluindo seda, algodão e nylon. Muitas das vezes são decorados com desenhos tradicionais ou por shibori (termo japonês utilizado para definir os vários tipos de tingimento). Não existe um tamanho standart para os conjuntos de furoshiki, no entanto os tamanhos mais comuns são 45 centímetros e 68-72 centímetros.


Actualmente ainda existem pessoas no Japão que usam a arte do furoshiki, no entanto esse número tem vindo a diminuir desde o pós-guerra, em grande parte devido ao aparecimento e proliferação do saco de plástico. Nos últimos anos, tem-se assistido a um renovado interesse do Furoshiki, por motivos de protecção do ambiente poupando-se assim o uso de papel em prol dos panos.

Contudo uma das utilizações do Furoshiki, ficou bem enraizada na cultura nipónica. É bastante comum vermos nos filmes o Furoshiki ser usado para embrulhar as famosas caixas-almoço (Bento).


Como nota de curiosidade, a 6 de Março de 2006, o ministro japonês do Ambiente, Yuriko Koike, decidiu criar um furoshiki para promover a sua utilização no mundo moderno e ajudar assim a protecção do ambiente.

Autor: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.