Loading...
ArtigosCultura

Ginkgo Biloba

Considerada um “fóssil vivo”, a Ginkgo biloba é o único representante de uma família que alcançou o seu período de esplendor há mais de 100 milhões de anos, no Oriente. Apesar de ter origem chinesa, a Ginkgo biloba, é uma das árvores mais antigas que se tem notícia, e é para os japoneses um símbolo de longevidade por ter sobrevivido às explosões atómicas na Segunda Guerra Mundial, quando perceberam que a planta brotava em Hiroshima com aquelas quantidades enormes de radiação e que tinha uma extrema resistência aos vários factores adversos como foram as pragas e a poluição.


É uma árvore de folha caduca, embora gimnospérmica. Tem um porte esguio e as folhas são triangulares, com um corte a meio.

No Oriente
As sementes (chamadas bai gou) são consideradas eficazes nos meridianos da acupunctura dos pulmões e rins e são tradicionalmente utilizadas para problemas de asma e tosses peitorais com fleuma espessa. Também têm um efeito tonificante no sistema urinário, por isso são utilizadas para a incontinência e urina excessiva.


Na Europa

Esta árvore dióica (árvores com sexos separados) apareceu na Europa em 1730 e tornou-se uma planta ornamental muito utilizada, principalmente nas cidades, já que é muito resistente à poluição e ajuda no controlo da mesma (ver curiosidade). Desde os anos 80 que o seu interesse médico tem vindo a crescer, devido à descoberta das suas características de estimulante do sistema cardiovascular, principalmente cerebral. São também utilizadas para as veias varicosas, hemorróidas e úlceras das pernas. Estudos recentes indicam que poderá ter influência na recuperação de doentes com doença de Alzheimer.


Curiosidade

Só são plantadas as plantas masculinas, por um motivo simples, as femininas produzem no Outono uma semente (não tem um fruto verdadeiro) cujo tegumento espesso e carnudo cheira a queijo apodrecido. Em Coimbra, perto do Teatro Académico Gil Vicente, existe uma Ginkgo Biloba, em Novembro as sementes caem na calçada, são pisadas pelas centenas de pessoas que lá passam por dia (é perto de duas passadeiras para peões). Todas elas reparam no cheiro horrível mas nenhuma delas imagina que a responsável é a árvore mesmo ao seu lado…

A palavra ginkgo tem origem chinesa (ginkyo), que significa damasco prateado. A palavra biloba vem do formato bilobado das folhas.

Autor: Raquel Amaral

One comment
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.