Loading...
ArtigosCultura

Kotatsu

Este frio fez-me lembrar um mobiliário que faz parte das casas japonesas. Quem está familiarizado com a cultura japonesa, ou tem por hábito ver anime ou filmes japoneses de certeza que já reparou neste móvel composto por uma mesa de madeira, coberta por um futon e alimentado por uma fonte de calor embutida na própria mesa. Este móvel tem o nome de Kotatsu e é usado quase exclusivamente no Japão, embora existam dispositivos semelhantes noutros lugares do mundo, como é o caso de Portugal.

A história do kotatsu começa no período Muromachi ou xogunato Ashikaga durante o século XIV. As suas origens começam com a cozinha japonesa, conhecida como irori. O carvão era o principal método para cozinhar, aquecer a casa tradicional japonesa e para aquecer o irori.

Por volta do século XIV, foi adicionada ao irori uma plataforma para se poder sentar e sua função de cozinhar foi separada da sua função de sentar. No topo da plataforma de madeira foi colocada uma colcha, conhecida como oki, que retinha e localizava o calor do queimador de carvão. A esta antiga versão do kotatsu moderno era chamado de hori-gotatsu. A palavra hori-gotatsu (掘り炬燵) é derivada do kanji 掘り (hori) que significa vala, cavar, 炬 (ko) significa tocha ou fogo e 燵 (tatsu) significa aquecedor de pés.

A forma do hori-gotatsu muda ligeiramente no período Edo (séc. XVII). A mudança principal foi escavar em volta do irori uma forma quadrada. A plataforma de madeira foi colocada à volta, criando assim uma lareira. O cobertor foi colocado novamente por cima da plataforma, e assim já podia ser possível sentar-se com as pernas por baixo para aquecer.

O kotatsu em forma de móvel é criado mais tarde e tendo como origem o conceito de hori-gotatsu. Este kotatsu surgiu com o uso popular de esteiras de tatame nas casas japonesas. Em vez de colocar o carvão no irori, foi posto dentro de uma panela de barro colocada sobre o tatame tornando assim o kotatsu transportável. Este estilo mais moderno de kotatsu é conhecido como oki-gotatsu. A palavra oki-gotatsu (置き炬燵) é derivada do kanji 置き(oki) que significa colocação, 炬 significa tocha ou fogo e 燵 significa aquecedor de pés.

Por volta do século XX, o carvão vegetal foi substituído pela electricidade como fonte de aquecimento. Agora em vez de ter o pote de barro cheio de carvão sob o kotatsu, era possível substituir por um aquecedor eléctrico directamente na estrutura. Desta forma, o kotatsu tornou-se um móvel indespensável nas casas japonesas e em especial durante o inverno.

Hoje em dia, existem dois tipos usados no Japão: o primeiro tipo é o eléctrico e o estilo moderno de kotatsu, oki-gotatsu (置き炬燵), que consiste numa mesa com um aquecedor eléctrico preso na parte inferior da mesa. O kotatsu geralmente é colocado num futon fino, como um tapete e depois é colocado um segundo cobertor, mais grosso, sobre a mesa kotatsu. O aquecedor eléctrico preso na parte inferior da mesa aquece o espaço sob o edredon. O segundo tipo e mais tradicional é o hori-gotatsu (掘り炬燵), uma mesa colocada sobre um piso rebaixado. É feito um pequeno poço de 40 centímetros de profundidade e é colocado um braseiro a carvão.

A maioria das casas japonesas não são isoladas como as habitações ocidentais e também não tem aquecimento central. O aquecimento é caro e por esse motivo um kotatsu é uma maneira relativamente barata de manter a casa aquecida no inverno, pois os futons prendem o ar quente.

É também nestes meses de inverno que o kotatsu ganha uma importância maior ao transformar-se no centro da vida doméstica. À noite, os membros da família reúnem-se à volta do kotatsu para desfrutar da comida, da televisão e das conversas enquanto mantêm o corpo mais aquecido isto se estiverem a usar as roupas tradicionais, onde o calor entra pela parte inferior das vestes e sobe para sair pelo pescoço, aquecendo assim o corpo inteiro.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.