Um dos artistas japoneses mais conhecidos é sem dúvida Katsushika Hokusai nascido em 1760 e que utilizava o estilo Ukiyo-e, uma espécie de xilogravura misturada com pintura, muito popular entre os séculos XVII e XIX. A técnica era geralmente aplicada para retratar imagens de cortesãs e actores Kabuki famosos no país naquela época.
Só depois da sua morte em 1849, é que grande parte das suas obras ficaram conhecidas no mundo ocidental. Mais tarde, também foi um dos grandes influenciadores de movimentos artísticos como o Impressionismo, pós-impressionismo ou mesmo a art nouveau.
Cento e cinquenta anos depois, o British Museum anunciou a compra de 103 desenhos do artista. A instituição comunicou que são obras bastante importantes, por terem sido produzidas durante o período em que Hokusai tinha supostamente deixado de pintar devido a problemas pessoais. Estes desenhos foram considerados perdidos por décadas, já que o último registo envolvendo as obras foram a de um leilão público realizado em 1948; porém voltaram a aparecer em Paris, em 2019.
Actualmente o British Museum é responsável pela maior colecção do artista fora do Japão e os novos desenhos foram disponibilizados para visualização online desde o final do ano passado (2020).
Para podermos ver todo o acervo do artista que está no museu, basta clicarem no link e depois acederem ao menu “Related Objects”. Tenham uma boa viagem cultural e artística.