No âmbito da iniciativa “Namban 470” serão projectados na cidade de Coimbra dois documentários dedicados ao tema de relação entre Portugal e o Japão.
O que torna esta pequena mostra deveras especial é a presença dos realizadores, que a convite da organização do Namban 470 vão estar na própria sessão de projecção para comentar os seus trabalhos e conversarem com a audiência. A moderadora das sessões será Inês Matos, doutoranda do programa Patrimónios de Influência Portuguesa.
O primeiro filme a passar será o documentário “Portugal e o Japão – uma longa história”, de Francisco Manso, realizado por encomenda da RTP para o ano comemorativo de 2010 (celebravam-se os 150 anos do Tratado de Paz, Amizade e Comércio com o Japão), e que apenas passou uma vez no Museu do Oriente, na RTP 2 e na RTP Memória. Não se encontra editado comercialmente nem passou no circuito de cinema. A projecção será às 16.30h de dia 22 de Outubro (3ª feira) na Casa Municipal da Cultura.
O segundo filme será o documentário semi-ficcional “Wakasa” de José Manuel Fernandes. Nesta sessão estará também presente o director de fotografia Takashi Sugimoto, que vem apresentar uma curta-metragem da sua autoria. As filmagens centram-se em Tokushima e nas estórias do seu festival da introdução das armas de fogo.
Também neste caso o filme não tem edição comercial, pelo que é uma ocasião única para desfrutarem dele. A projecção será às 17h de dia 23 de Outubro (4ª feira) na Casa das Caldeiras.
A entrada é livre e qualquer informação adicional pode ser consultada no blogue e/ou facebook do “Namban 470”.