Loading...
ArtigosCultura

Natto

Resultado da fermentação da soja o Natto é um alimento milenário procedente do Japão, muito nutritivo e de fácil digestão. No entanto, as suas características visuais, o seu aroma e o estranho paladar gera uma clara divisão entre aqueles que apreciam e os que detestam. Apesar destas características o Natto vai a pouco e pouco conhecendo cada vez mais as nossas cozinhas, principalmente pelas suas qualidades nutricionais.

Nos últimos tempos, médicos e especialistas da saúde começaram a voltar a sua atenção para o Natto devido ás diversas propiedades benéficas para a saúde, destacando-se entre elas los efeitos anti-tumores. Contém vitaminas, enzimas e aminoácidos essenciais, mas a sua principal virtude é um extracto do mesmo chamado Nattokinasa que segundo estudos científicos é um potente agente capaz de dissolver coagúlos de sangue e agir como a anti-coagulante.

Para confeccionar o Natto, seleccionam-se primeiro os grãos de soja mais pequenos e de cor branca ou amarela. Cozem-se a vapor e deixa-se arrefecer até estarem à temperatura de 45º C, depois adicionam-se as bactérias “Bacillus natto” (que encontra-se nas lojas especializadas), que vão fermentar os grãos.

Durante 20h deve-se manter os grãos em determinadas condições de temperatura e humidade (câmaras de fermentação). Depois esta mistura deve “amadurecer” durante um par de noites, e finalmente obtemos uma espécie de pasta a que se da o nome de Natto.

Mas também existe uma enorme variedade de marcas desta iguaria japonesa já confeccionada e á venda em qualquer lugar. Várias são as maneiras de comermos o Natto. Pode ser ingerido sem nenhum acompanhamento de forma imediata bastando apenas mexermos, e aqui podemos facilmente observar os filamentos viscosos e aderentes entre os grãos de soja. O aroma especial, também aumenta e estas duas características, particularmente agradáveis aos amantes do Natto, constituem a principal barreira para todos os outros que acham uma comida “repelente” apesar de conhecerem as suas virtudes nutritivas. Outra das formas de comermos o Natto, é o condimentarmos com um pouco de molho de soja e acompanhar com arroz.

Nunca digam que não gostam de Natto sem nunca ter provado, e não se deixem enganar pelo seu aspecto. Aconselho a todos arriscarem a provar pelo menos uma vez, para poderem depois dizer que não gostam. Ou então pode acontecer o contrário e assim poderem aproveitar todos os seus benefícios medicinais.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.