Loading...
CulturaNotícias

Takarazuka Revue faz 100 Anos

A popular companhia de teatro musical, composta apenas por actrizes, sediada na cidade de Takarazuka, comemorou o 100º aniversário da sua criação o ano passado, 2013, para este ano comemorar o 100º aniversário das suas primeiras produções teatrais.

Takarazuka - BeruBara
Versailles no Bara pela Takarazuka Revue

Para comemorar este centenário, o canal de televisão por cabo NHK World, disponível na maioria dos fornecedores de TV cabo nacionais, irá emitir um documentário, intitulado Top Stars of  the Takarazuka: 100 Years of Entertaining (As Maiores Estrelas da Takarazuka: 100 Anos de Entertenimento), sábado, dia 26 de Julho (às 02h10, 08h10, 14h10, 20h10, hora portuguesa).

A companhia Takarazuka teve influência directa na criação da primeira manga shoujo reconhecida oficialmente, Ribon no Kishi, de Osamu Tezuka, que cresceu em Takarazuka e teve contacto directo com membros da companhia. Desde então, a Takarazuka Revue tem vindo a ser forte influência em clássicos da manga shoujo como Versailles no Bara ou Shoujo Kakumei Utena, que por sua vez influenciaram fortemente a Takarazuka, o que a torna num marco histórico e estético fundamental na manga, especialmente no shoujo dos anos 70, onde o drama é exagerado e o rigor histórico dá lugar a uma estética barroca com elementos decorativos exageradamente românticos. Um dos elementos-chave da manga shoujo, personagens femininas andróginas ou com uma sexualidade dúbia, mas fortes e poderosas, onde a Princesa Safira, Oscar de Jarjayes, Utena Tenjou, Haruka Tennou são alguns exemplos mais óbvios, vem directamente das otokoyaku, as actrizes da Takarazuka que interpretam papéis masculinos. Outra influência clara são os musicais adaptados a partir de mangas populares, onde os Sera-Myu, os inúmeros musicais de Sailor Moon são um excelente exemplo.

Não esquecer que no mesmo dia dá o programa mensal sobre moda e cultura pop Kawaii International.

NHK Documentary – Top Stars of the Takarazuka: 100 Years of Entertaining

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.